A maior vergonha da Seleção Brasileira
A derrota por 7 a 1 da Seleção Brasileira para a Alemanha, na Copa do Mundo de 2014, é lembrada como um dos maiores vexames da história do futebol. A equipe comandada por Luiz Felipe Scolari chegava embalada, jogava em casa e estava nas semifinais da competição, o que gerava grande expectativa entre os torcedores.
No entanto, o desempenho do time foi abaixo do esperado, e o Brasil acabou sofrendo sete gols diante de sua torcida no Mineirão, em uma noite que marcou a memória do futebol mundial.
Pediu desculpas
Um dos destaques daquela partida foi o lateral e meio-campista Philipp Lahm, capitão da seleção alemã campeã do mundo. Agora, 11 anos após o jogo histórico, o ex-jogador voltou a falar sobre o assunto em entrevista ao UOL Esporte e pediu desculpas à Seleção Brasileira e à torcida pelo episódio. Lahm afirmou que se emociona ao lembrar da reação do público brasileiro nas arquibancadas.
“Para nós, dava para sentir claramente a grande decepção no estádio, o que é totalmente compreensível. Afinal, era a equipe da casa, numa semifinal, e perder por um placar assim? Aquela atmosfera… Eu entendo perfeitamente o quanto foi doloroso, porque nós também já perdemos uma semifinal aqui na Alemanha, e sabemos como é amargo ser eliminados em casa”, declarou Lahm.
“Mas esse respeito pelos brasileiros — e também o respeito dos torcedores em relação a nós — isso ainda me emociona até hoje, sinceramente. Já no intervalo, quando estava 5 a 0, a conversa entre nós foi: queremos continuar jogando do mesmo jeito”, iniciou.

BELO HORIZONTE, BRAZIL – JULY 08: Referee Marco Rodriguez restores order after a challenge during the 2014 FIFA World Cup Brazil Semi Final match between Brazil and Germany at Estadio Mineirao on July 8, 2014 in Belo Horizonte, Brazil. (Photo by Felipe Dana – Pool/Getty Images)
“Não para humilhá-los, mas justamente para mostrar que temos grande respeito por eles. Ou seja, sem relaxar, continuando a levar o jogo a sério. Leve meu pedido de desculpas ao Brasil e ao povo brasileiro”, completou o ex-capitão da Alemanha.
Foco nos próximos amistosos

Veja também
Rayan se destaca no Vasco e entra no radar de Carlo Ancelotti para próxima convocação do Brasil
Enquanto o episódio de 2014 segue vivo na memória dos torcedores, a Seleção Brasileira mira o futuro. A equipe se prepara para os amistosos de novembro, como parte da preparação para a Copa do Mundo de 2026. O Brasil enfrenta a Seleção de Senegal no dia 15 e a Tunísia no dia 18.




