Copa do Mundo

CBF envia carta à Fifa após gol anulado de Vini Jr em Brasil x Escócia e cita polêmica

Entidade também criticou escolha da arbitragem.

Vinicius Junior em Brasil x Escócia na Copa do Mundo. Foto: Megan Briggs/Getty Images
Vinicius Junior em Brasil x Escócia na Copa do Mundo. Foto: Megan Briggs/Getty Images

A CBF decidiu levar à Fifa a insatisfação com a anulação do gol de Vini Jr em Brasil x Escócia. Dessa forma, a entidade encaminhou uma reclamação formal assinada pelo presidente Samir Xaud. Ela contestou a decisão do VAR e também a escolha do árbitro mexicano César Ramos para comandar a partida.

Ainda no primeiro tempo, Vini Jr desarmou Hendry na entrada da área, avançou sozinho e venceu o goleiro Gunn para ampliar a vantagem brasileira. Contudo, após revisar o lance no VAR, César Ramos anulou o gol. Essa decisão que provocou reclamações imediatas dos jogadores e da comissão técnica comandada por Carlo Ancelotti.

Na carta enviada à Fifa, a entidade afirmou que a decisão contrariou o padrão de arbitragem visto durante a Copa do Mundo e destacou que nem os próprios jogadores da Escócia esperavam a revisão do lance. “A anulação do gol brasileiro contra a Escócia no 21º minuto não parece alinhada com a filosofia adotada durante a competição. Notavelmente, a decisão parece inesperada não apenas para o time brasileiro, mas também para os jogadores escoceses. cuja reação imediata sugere que não anteciparam uma revisão ou subsequente anulação do gol.”

PUBLICIDADE

Você concorda com a reclamação da CBF?

0 pessoas já votaram

Polêmica de Brasil x Escócia envolve César Ramos

Além disso, a CBF ressaltou que respeita a autonomia da arbitragem e defendeu a aplicação do mesmo protocolo em todas as partidas. “Se o princípio do guia desta Copa do Mundo é respeitar a interpretação do árbitro e minimizar interpretação do VAR, é essencial que essa filosofia seja uniforme.”

Entretanto, o documento também questionou a indicação de César Ramos para a partida. Segundo a CBF, o árbitro já esteve envolvido em outra decisão controversa contra o Brasil durante a Copa do Mundo da Rússia, em 2018, quando validou o gol de empate da Suíça apesar das reclamações de falta sobre um defensor brasileiro. “Mas ele também apitou o jogo entre Brasil e Suíça na Copa de 2018, quando a arbitragem validou o gol de empate suíço mesmo após a falta cometida contra um defensor brasileiro imediatamente antes do lance.”

PUBLICIDADE

No entanto, a entidade fez questão de afirmar que o questionamento não representa uma crítica à capacidade ou à honestidade do árbitro. No entanto, faz sim um alerta para evitar situações que possam gerar novas dúvidas sobre a arbitragem.

Carta explica questionamento brasileiro

É compreensível que questões surjam quando o mesmo árbitro de novo é envolvido em mais uma decisão importante afetando o Brasil na Copa do Mundo. Nós enfatizamos que esta observação não deve ser interpretada como crítica à integridade ou competência do árbitro, mas mais uma reflexão sobre a importância de evitar circunstâncias que podem desnecessariamente criar a percepção de inconsistência e controvérsia.”

PUBLICIDADE

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM
Paraguai x Austrália gera críticas e quebra a internet
Copa do Mundo

Paraguai x Austrália gera críticas e quebra a internet

Metcalfe, da Austrália, sobre chute sem querer de paraguaio e tem rosto cortado
Copa do Mundo

Metcalfe, da Austrália, sobre chute sem querer de paraguaio e tem rosto cortado

Militão abre o jogo sobre recuperação
Selecao Brasileira

Militão abre o jogo sobre recuperação

Japão pode enfrentar Brasil sem Kubo e Itakura
Copa do Mundo

Japão pode enfrentar Brasil sem Kubo e Itakura

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo