Vasco recebe resposta do Vitória sobre Jair Ventura após sondagem pelo treinador

Presidente do Vitória garante que o Vasco não fez contato por Jair Ventura e explica situação contratual do treinador.

Jair Ventura tecnico do Vitoria durante partida contra o Fluminense no estadio Maracana pelo campeonato Brasileiro A 2026. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
© Jorge Rodrigues/AGIFJair Ventura tecnico do Vitoria durante partida contra o Fluminense no estadio Maracana pelo campeonato Brasileiro A 2026. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

O Vasco monitora a situação de Jair Ventura para a sequência da temporada, mas o presidente do Vitória, Fábio Mota, garantiu que o clube carioca ainda não fez qualquer contato oficial pelo treinador. Apesar da sondagem, o dirigente afirmou que o técnico segue valorizado e que deseja mantê-lo no comando da equipe baiana até o fim da temporada.

PUBLICIDADE

Em entrevista exclusiva ao ge, Fábio Mota reforçou que a relação entre o Vitória e Jair Ventura não envolve multa rescisória. Segundo ele, o clube prefere contar apenas com profissionais que realmente desejam permanecer no projeto e revelou que o treinador nunca tratou sobre o interesse vascaíno diretamente com a diretoria.

O mandatário ainda destacou que o treinador recusou uma investida do futebol japonês antes da pausa no calendário e fez questão de deixar claro que nenhuma proposta do Vasco chegou à mesa do Vitória. “A gente não tem multa rescisória com treinador. O Jair é um excelente treinador, vem fazendo um excelente trabalho, valorizamos demais. Queremos muito que ele fique aqui. Mas, no Vitória, nós queremos que fique quem quer ficar. Não queremos que fique pela multa rescisória, porque está contrariado por não estar no clube A ou B. A gente não faz contrato com multa rescisória. O Vasco não nos procurou. O Jair nunca tratou desse assunto do Vasco comigo. Eu sei que teve uma sondagem do Japão antes da parada e que ele recusou.”

PUBLICIDADE

Presidente revela cláusula no contrato

Além de negar qualquer negociação com o Vasco, Fábio Mota confirmou que Jair Ventura possui uma cláusula de renovação automática caso o Vitória permaneça na Série A. O vínculo atual vai até dezembro deste ano e pode ser estendido sem necessidade de nova negociação.

O dirigente explicou como funciona o acordo e ressaltou que a continuidade depende apenas da vontade das partes. “Automática a renovação dele e do Papellin [diretor de futebol] caso o Vitória fique na Série A. Eles só não ficam se não quiserem a renovação. É cláusula contratual.”

Jair Ventura assumiu o Vitória no fim da última temporada e conseguiu evitar o rebaixamento com uma campanha de recuperação. Em 2026, conquistou a Copa do Nordeste, eliminou o Flamengo na Copa do Brasil, levou o clube ao vice-campeonato estadual e mantém a equipe na 13ª colocação da Série A.

PUBLICIDADE

Opinião: O que isso significa para o Vasco?

Enquanto o Vasco busca um treinador para a sequência da temporada, a manifestação pública do presidente do Vitória reduz qualquer impressão de negociação avançada. Se o clube carioca realmente quiser Jair Ventura, terá que transformar a sondagem em conversas concretas. Até lá, qualquer possibilidade segue apenas no campo da especulação, enquanto o técnico continua respaldado pelo trabalho que realiza em Salvador.

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM
Evertton Araújo têm foco total no Flamengo
Mercado da Bola

Evertton Araújo têm foco total no Flamengo

Palmeiras libera trio da base e mantém 50% dos direitos
Mercado da Bola

Palmeiras libera trio da base e mantém 50% dos direitos

Quaresma vê Brasil querendo atuar de uma maneira europeia
Copa do Mundo

Quaresma vê Brasil querendo atuar de uma maneira europeia

Marco Moreno explica escolha pelo Bahia
Mercado da Bola

Marco Moreno explica escolha pelo Bahia

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo