Almada vira assunto
O Botafogo tenta reencontrar seu melhor futebol e animou a torcida neste domingo (11) ao golear o Internacional por 4 a 0, no Nilton Santos, pela oitava rodada do Brasileirão Série A. Sob o comando de Renato Paiva, o time carioca mostrou força e agora também volta suas atenções para o Super Mundial de Clubes, que será disputado em 2025, nos Estados Unidos.
Pensando na montagem do elenco para a competição, o clube se prepara para movimentar o mercado da bola. Um dos nomes que voltou a ser pauta nos bastidores do Glorioso é o de Thiago Almada, meia argentino que atualmente defende o Lyon, da França.
Sonha com a volta
Segundo informações do Globo Esporte, o empresário John Textor, dono da SAF do Botafogo e também acionista majoritário do clube francês, gostaria de ver Almada novamente com a camisa alvinegra na disputa do Mundial.
O atleta está emprestado ao Lyon até o meio deste ano e, contratualmente, ainda pertence ao Botafogo. Sua ida à França foi articulada em um momento em que o clube francês estava sob punição da FIFA e impossibilitado de contratar jogadores em definitivo. Com a abertura da janela especial de transferências entre os dias 1º e 10 de junho, a tentativa de retorno chegou a ser discutida.
Conforme a fonte, Textor conversou diretamente com o jogador e seus representantes, mas não recebeu uma resposta positiva. O meia considera que sua trajetória agora está consolidada no futebol europeu e prefere permanecer no continente. Além disso, um retorno ao Brasil neste momento significaria abrir mão, mais uma vez, de seu período de férias.

DECINES-CHARPIEU, FRANCE – APRIL 10: Thiago Almada of Olympique Lyonnais during the UEFA Europa League 2024/25 Quarter Final First Leg match between Olympique Lyonnais and Manchester United at OL Stadium on April 10, 2025 in Decines-Charpieu, France. (Photo by Michael Steele/Getty Images)
Almada sem descanso
Almada vem de uma sequência intensa de jogos. Após deixar o Atlanta United, disputou os Jogos Olímpicos com a Argentina, teve uma rápida passagem pelo Botafogo, jogou a Copa Intercontinental no fim do ano e teve apenas duas semanas de descanso antes de se apresentar ao Lyon. Participar do Mundial pelo clube carioca exigiria mais uma interrupção em seu calendário de descanso, o que pesa na decisão.

Veja também
“Estavam me querendo mais”; Ex-Botafogo, Luiz Henrique revela motivo de escolher Zenit tendo propostas da Premier League
Mesmo com o carinho pelo Botafogo, um retorno a curto prazo é considerado improvável. A tendência, inclusive, é que Thiago Almeida seja negociado em definitivo na janela do meio do ano. O Lyon, que precisa gerar receitas para resolver pendências financeiras na França, pode utilizar a venda como forma de aliviar seu caixa.