Ex-Corinthians, pretende continuar nos EUA
Com passagem pelo Corinthians entre 2019 e 2022, o meio-campista Ramiro, hoje com 31 anos, defende atualmente o FC Dallas, dos Estados Unidos, clube que representa desde o início deste ano. Assim, no Parque São Jorge, o jogador se destacou pela entrega em campo e pela versatilidade, atuando em diferentes funções do meio de campo sob o comando de diversos treinadores.
Contudo, apesar do sucesso em Porto Alegre, Ramiro também deixou sua marca no Parque São Jorge. Durante sua passagem pelo Corinthians, entre 2019 e 2022, o meio-campista foi peça útil no elenco e conquistou o carinho de parte da Fiel, que acompanhou com atenção sua evolução em campo. Ainda que não tenha vivido o mesmo protagonismo dos tempos de Grêmio, sua entrega e versatilidade foram constantemente destacadas.
Em entrevista concedida ao portal Lance!, questionaram Ramiro sobre a possibilidade de um eventual retorno ao futebol brasileiro. De forma serena, o jogador demonstrou respeito e gratidão por todos os clubes pelos quais passou, incluindo o Corinthians, mas ressaltou que neste momento está plenamente adaptado e motivado com os desafios da Major League Soccer.
“De vez em quando eu acompanho alguns jogos. Eu tenho uma relação maior por onde eu passei. Então, sempre que eu estou com tempo livre e está passando o jogo de algum desses clubes, eu costumo assistir. .No momento familiar em que eu me encontro, com dois filhos, a gente tinha como desejo buscar um pouco mais de qualidade de vida, de tempo com a família”, disse.
Jogador é fundamental no Dallas
Atualmente peça-chave no esquema tático do FC Dallas, Ramiro tem demonstrado consistência e bom desempenho na Major League Soccer. O meio-campista foi titular em 15 dos 16 jogos disputados por sua equipe na atual temporada da liga americana, apresentando uma média de 83 minutos em campo por partida.
Com sua contribuição, o clube norte-americano ocupa no momento a 11ª colocação da Conferência Oeste, somando 18 pontos. Formado nas categorias de base do Juventude, o volante iniciou sua trajetória profissional em 2012, mas não demorou a despertar o interesse do Grêmio. Contratado pelo Tricolor gaúcho em 2013, viveu ali seu período mais vitorioso.

Ramiro, ex-Corinthians, atuando no Brasileirão 2022. Foto: Marcello Zambrana/AGIF
Trajetória de Ramiro
Durante seis temporadas em Porto Alegre, Ramiro acumulou mais de 250 partidas, balançou as redes 22 vezes e distribuiu 14 assistências. Nesse intervalo, ergueu troféus expressivos, como a Libertadores de 2017, a Copa do Brasil de 2016, a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Gaúcho.

Veja também
Dorival Júnior “surpreende” e terá novidade no meio-campo do Corinthians contra o Grêmio
No entanto, foi em 2019 que o jogador chegou ao Corinthians, clube pelo qual cultivou grande identificação com parte da Fiel. Embora tenha enfrentado oscilações em seu desempenho, Ramiro somou 117 partidas com a camisa alvinegra, anotando cinco gols e contribuindo com seis assistências. Por fim, entre altos e baixos, destacou-se pela dedicação e pela versatilidade em diferentes funções no meio de campo.