O Internacional conduz negociações para as saídas do Richard como parte do processo de reformulação do elenco para a temporada de 2026, segundo informação do Revista Colorada. O volante que não participou da estreia no Campeonato Gaúcho sob a justificativa de desconforto no quadril, está fora dos planos da comissão técnica e da diretoria, que buscam uma resolução para o futuro do atleta nos próximos dias.
Fora dos planos de Pezzolano
A decisão de não utilizar o jogador se baseia em critérios técnicos e financeiros, visando a redução da folha salarial e a abertura de espaço para jogadores da base. Richard alternou entre a titularidade e a reserva durante sua permanência no Beira-Rio, sem atingir a regularidade esperada. O clube avalia propostas de empréstimo ou transferência definitiva para encerrar o vínculo com o jogador.

Richard com a camisa do Inter em 2025 – Foto: Maxi Franzoi/AGIF
Representantes do atleta confirmam diálogos com outras equipes do futebol brasileiro para selar a transferência ainda em janeiro. A ausência de Richard no primeiro jogo do estadual, mesmo em uma equipe composta por reservas e jovens do sub-20, sinalizou a fase final de sua passagem pelo clube. O Internacional planeja a liberação imediata para evitar a permanência de um profissional sem perspectiva de aproveitamento.
Vitinho na China?
Simultaneamente, o atacante Vitinho recebeu uma nova oferta do Liaoning Tieren, da China. O clube asiático elevou os valores apresentados anteriormente, atingindo as exigências financeiras do jogador de 26 anos. O interesse da equipe chinesa ocorre desde outubro, mas as tratativas haviam sido interrompidas devido à situação do Colorado nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro anterior.
De acordo com informações do portal ge, a proposta salarial enviada pelo clube chinês é 50% superior aos vencimentos atuais do atleta em Porto Alegre. Diante das condições oferecidas, o jogador manifestou interesse na transferência para o futebol do exterior. A diretoria colorada aguarda a formalização dos documentos para concluir a operação financeira.
A saída de Vitinho é vista pela cúpula de futebol como uma oportunidade de gerar receita e equilibrar as contas para 2026. O modelo de gestão adotado para este ano prioriza a sustentabilidade financeira e a valorização de ativos que apresentem retorno técnico imediato. O desfecho da negociação com o Liaoning Tieren deve ocorrer no decorrer desta semana.

Veja também
Internacional toma chapéu do Corinthians na contratação de Pedro Milans, do Peñarol
Com essas movimentações, o Internacional atinge novas etapas no planejamento de enxugamento do grupo de jogadores. A saída da dupla Richard e Vitinho permite ao clube avançar na redefinição de prioridades esportivas e na busca por reforços pontuais para as competições nacionais e internacionais que compõem o calendário da temporada.




