Quem chegou ao Tricolor?
O Grêmio não poupou esforços no mercado da bola para qualificar o elenco comandado pelo técnico Mano Menezes. Ao todo, o Tricolor Gaúcho contratou sete reforços nesta última janela de transferências, que aconteceu do dia 10 de julho a 2 de setembro.
Chegaram o zagueiro Balbuena, que se machucou e está fora da temporada, o lateral-direito Marcos Rocha, o lateral-esquerdo Enzo, os volantes Noriega e Arthur, o centroavante Carlos Vinicius e o meia Willian, o mais recente. Apesar da janela ter se fechado, ainda é possível contratar jogadores sem contrato, desde que estes tenham rescindido antes do dia 2 deste mês.
O principal objetivo do time porto-alegrense na janela de transferência era encerrar carências no elenco. A zaga e a lateral-direita vinham sendo problemas constantes e eram numericamente necessárias.
A diretoria do clube entende que Arthur e Willian acrescentam e elevam o patamar do elenco. Carlos Vinícius foi contratado para dar nova característica ao setor ofensivo. Róger Guedes foi tentado, mas as negociações com o Al-Rayyan, do Catar, não tiveram final feliz.
Quem foi embora do Imortal?
Se o Grêmio contratou mais de meio time entre julho e setembro, muitos atletas fizeram o caminho contrário. O Tricolor Gaúcho, entre empréstimos, venda e repasse, negociou seis atletas no período citado.

Marcos Rocha assumiu a lateral-direita do Grêmio. Foto: Maxi Franzoi/AGIF
O centroavante Arezo foi emprestado ao Peñarol. Carballo voltou de empréstimo e foi reemprestado para o Portland Timbers, da Major League Soccer. O lateral-direito Igor Serrote foi vendido para o Al Jazira, dos Emirados Árabes.
Já o meia Nathan Pescador teve o contrato rescindido e assinou com o Remo nos últimos dias. O lateral-esquerdo Luan Cândido, após jogar somente três vezes pelo Grêmio, foi repassado ao Sport. E Ronald foi emprestado ao Atlético-GO até o final deste ano.

Veja também
Grêmio pode contar com retornos de Alysson e João Pedro e estreia de Arthur contra o Mirassol
Como ficou o elenco do Grêmio?
Goleiros: Gabriel Grando, Jorge, Thiago Beltrame e Tiago Volpi; Laterais: Enzo, João Lucas, João Pedro, Lucas Esteves, Marcos Rocha, Marlon; Zagueiros: Balbuena, Gustavo Martins, Jemerson, Kannemann, Rodrigo Ely, Viery, Wagner Leonardo; Volantes: Alex Santana, Arthur, Camilo, Cuéllar, Dodi, Edenilson, Noriega e Villasanti; Meias: Cristaldo, Monsalve, Riquelme e Willian* (ainda não anunciado); Atacantes: Alysson, Amuzu, André Henrique, Aravena, Braithwaite, Carlos Vinicius, Cristian Olivera e Pavón.




