Botafogo barra primeira investida por Newton
O Botafogo adotou uma postura firme no mercado e recusou oficialmente a proposta apresentada pelo Vitória pelo volante Newton. A oferta previa um empréstimo com opção de compra ao término do vínculo, contudo, não agradou à diretoria alvinegra.
Nesse contexto, a avaliação interna apontou que o formato sugerido não atendia aos interesses esportivos nem financeiros do clube carioca. Portanto, a resposta negativa foi imediata, sem abertura para ajustes no modelo de empréstimo apresentado inicialmente.
Diante da negativa, o Vitória já sinalizou que prepara uma nova investida, desta vez com foco em uma aquisição definitiva. Assim, o clube baiano tenta reformular a abordagem para se alinhar às exigências impostas pelo Botafogo e manter o volante no radar.
Concorrência entra no radar
Além disso, a situação ganhou novos capítulos com sondagens de outros clubes. O Red Bull Bragantino, por exemplo, acompanha de perto a situação de Newton, o que aumenta a concorrência e pode influenciar diretamente nos próximos passos da negociação.
Por outro lado, o Botafogo adota um discurso claro dentro de seu modelo de SAF: nenhum atleta é considerado inegociável. Dessa forma, uma proposta financeiramente vantajosa pode, sim, provocar uma reavaliação, mesmo após a recusa inicial.

Newton jogador do Botafogo durante partida contra o Bragantino no estadio Engenhao pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Crescimento dentro do elenco
Vale destacar que Newton ganhou espaço ao longo de 2025 após se destacar nas rodadas iniciais do Campeonato Carioca. Assim, o volante acumulou 46 partidas na temporada, sendo 29 como titular, se tornando opção frequente no time principal.

Veja também
Botafogo ganha concorrência do Atlas, do México, por Diego Hernández
Por fim, mesmo com a valorização de Newton, o Botafogo mantém a busca por reforços para o setor. O clube negocia paralelamente com Pedro Bicalho, do Qarabag, e Júlio Romão, do Ferencváros, indicando que o meio-campo segue como prioridade no planejamento.




