Athletico inicia planejamento de 2026 com chegada de meia colombiano
O Athletico oficializou o primeiro reforço visando a temporada de 2026. O clube acertou a contratação do meia Alejandro García, que defendia o Once Caldas, da Colômbia. O jogador assinou contrato válido até o final de 2028 e já se apresentou no CT do Caju após chegar a Curitiba na manhã desta terça-feira.
O acordo já estava encaminhado desde agosto, quando as partes firmaram um pré-contrato. Aos 24 anos, García deixa o futebol colombiano pela primeira vez na carreira e chega ao Furacão com discurso de entrega total e aproveitamento da oportunidade no futebol brasileiro.
“Agora é trabalhar, treinar da melhor maneira, para poder aproveitar esta oportunidade que este grande clube me deu. É fazer o meu máximo em campo, demonstrar por que estou aqui e fazer o Furacão ainda maior”, disse o jogador.
Trajetória sólida no Once Caldas e experiência internacional
Alejandro García construiu toda a sua formação e carreira profissional no Once Caldas, clube que defendeu desde os 12 anos de idade. Entre 2017 e 2025, o meia acumulou 172 partidas, com oito gols e 13 assistências, números que mostram regularidade ao longo dos anos.
Somente na última temporada, participou de 40 jogos, divididos entre o campeonato nacional e a Copa Sul-Americana, contribuindo com dois gols e quatro assistências. Além do desempenho em clubes, o atleta também soma convocações para as seleções de base da Colômbia, incluindo a participação nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile.
Adaptação ao clube e primeiros passos no CT do Caju
Para facilitar a adaptação, García contará com o apoio de compatriotas já presentes no futebol brasileiro. O meia destacou a convivência anterior com outros jogadores colombianos ao longo da carreira.
“Na Colômbia, todos os jogadores se conhecem. Com o Viveros, eu tive a oportunidade de jogar na ‘seleção’. Lá (Colômbia) eles chamam de seleções departamentais. Ele jogou na Seleção Valle e eu jogava na Seleção Caldas. Então, jogávamos e nos encontrávamos em diferentes jogos. Os outros eu encontrei mais no futebol profissional, jogando pelos respectivos clubes”, completou.

Veja também
Athletico-PR desiste de Andrés Cubas e mira Vicente Pizarro, do Colo-Colo
Inicialmente, Alejandro García será integrado ao time de Aspirantes do Athletico, que se prepara para a disputa do Campeonato Paranaense. Os trabalhos já começaram no CT, e o clube vê o torneio como etapa importante para adaptação e avaliação do novo reforço.
Opinião da redação do Antenados no Futebol
A contratação de Alejandro García segue o perfil histórico do Athletico de apostar em jogadores jovens, com rodagem internacional e potencial de crescimento. A adaptação ao futebol brasileiro será decisiva, mas o histórico consistente no Once Caldas e a vivência em competições continentais indicam um reforço alinhado ao planejamento de médio e longo prazo do clube.




