Renato Paiva no Fortaleza
O Fortaleza está em busca de um substituto para Juan Pablo Vojvoda e parece já ter encontrado. Segundo o ge, o Tricolor já acertou a contratação de Renato Paiva, ex-técnico do Botafogo. No entanto, os detalhes do acordo ainda não foram anunciados.
Em junho, após o fim da participação do Alvinegro Carioca no Mundial de Clubes, o português foi demitido. Segundo John Textor, CEO da SAF do time, a decisão foi pela postura contra o Palmeiras, nas oitavas de final da Copa do Mundo. O americano queria a equipe mais ofensiva em campo.
Paiva não era o plano A do Leão do Pici. A diretoria queria a contratação de Ramón Díaz, ex-Vasco e Corinthians. Só que o técnico deve assumir o Olimpia, clube do Paraguai. Luís Zubeldía, ex-São Paulo, também foi ligado ao Laion. No momento, quem está no comando é o interino Léo Porto, do sub-20.
Carreira de Renato Paiva
Renato Paiva começou a sua carreira como técnico nas categorias de base do Benfica, entre 2004 e 2019. Assumiu o time B do clube português em 2019, ficando até 2020. Durante o período nas Águias, chegou a comandar a equipe principal de forma temporária.
Em 2021, saiu de Portugal e foi para o Equador, sendo campeão nacional, o primeiro do time. Na sequência, passou pelo León, do México, Bahia e voltou para o Campeonato Mexicano, comandando o Toluca. No Botafogo, ficou pouco tempo, menos de cinco meses.

Renato Paiva foi demitido do Botafogo após eliminado no Mundial. Foto: Vitor Silva/Botafogo
Conquistas de Renato Paiva
Até o momento, Renato Paiva tem poucas conquistas na carreira. São apenas dois títulos no período em que atua como técnico. Em 2021, foi campeão equatoriano com o Independiente del Valle. A conquista também lhe rendeu o prêmio de melhor treinador do nacional.
Com o Bahia, em 2023, foi campeão baiano, seu último título na carreira. No Mundial de Clubes, foi muito elogiado pelo excelente jogo do Botafogo contra o PSG. Jogando de forma defensiva, anulou as principais peças do ótimo ataque francês. No entanto, foi demitido pouco depois.

Veja também
Após saída de Vojvoda do Fortaleza, torcida do Leão do Pici toma atitude e faz homenagem ao técnico




