A Conmebol anunciou nesta quarta-feira (12) que vai utilizar o impedimento semiautomático e a tecnologia da linha do goal (Goal Line Technology) nas finais continentais de 2025. É o segundo ano seguido que os sistemas são utilizados pela entidade em decisões.
As finais da Sul-Americana de 2024, entre Racing x Cruzeiro, e da Libertadores entre Botafogo x Atlético-MG marcaram a estreia das tecnologias em competições da Conmebol. As ‘novidades’ retornam em 2025 para Atlético-MG x Lanús e Palmeiras x Flamengo.
Além disso, a tecnologia já foi utilizada em 2025, nos dois jogos da final da Recopa Sul-Americana, entre Botafogo x Racing.
Confira os detalhes divulgados pela Conmebol

Estádio Monumental de Lima, palco da final da Libertadores. Foto: Raul Sifuentes/Getty Images
“As empresas de transmissão (Broadcast) e a Comissão de Árbitros explicaram que os sistemas utilizam 24 câmeras especializadas, instaladas ao redor do estádio, 14 para o GLT e 10 para o SAOT, que operam com capacidade superior a 200 quadros por segundo e resolução superior a 500 pixels por metro”, detalhou a Conmebol, em seu site oficial.
“Com rastreamento óptico automatizado que registra a posição em tempo real de cada jogador e da bola, os sistemas processam mais de um milhão de pontos de dados por segundo”, acrescentou.
“Essa tecnologia permite a determinação altamente precisa de impedimentos e lances na linha do gol, garantindo decisões mais rápidas, precisas e confiáveis. Com essas ações, a CONMEBOL reafirma sua liderança no uso de ferramentas tecnológicas de ponta que fortalecem a equidade do futebol sul-americano”, finalizou a entidade.
Opinião do Antenados no Futebol
O próximo passo é implementar tais tecnologias em todos os jogos das competições sul-americanas. Diferente do VAR, que conta com interferência direta dos árbitros, espera-se que a implementação gradual do semiautomático e da goal line reduza dúvidas e contribua para jogos mais justos.

Veja também
Conmebol toma decisão e final da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo será em Lima, no Peru




