Copa do Mundo

Haaland ‘muda de nome’ na Noruega durante a Copa do Mundo por sobrenome materno; entenda

Atacante da Noruega aparece como Braut Haaland na Copa do Mundo por tradição familiar do país; artilheiro enfrenta o Brasil

Astro da Noruega utiliza Braut Haaland na camisa. Foto: Stacy Revere/Getty Images
© Getty ImagesAstro da Noruega utiliza Braut Haaland na camisa. Foto: Stacy Revere/Getty Images

A Noruega de Erling Haaland venceu a Costa do Marfim por 2 a 1 nesta terça-feira (30) e vai enfrentar o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo. O artilheiro do Manchester City foi decisivo e anotou o gol da vitória norueguesa.

PUBLICIDADE

Além do gol, Haaland chamou a atenção por um motivo inusitado, seu nome utilizado na camisa da Noruega. Conhecido mundialmente como ‘Erling Haaland’, o centroavante preferiu adotar o nome ‘Braut Haaland’ no uniforme.

Por que Haaland usa Braut na camisa da Noruega

O motivo é bem simples. Na Noruega, é tradição usar o sobrenome da mãe antes do pai, assim como no Brasil. Braut é o primeiro sobrenome do artilheiro, que vem de sua mãe, Gry Marita Braut. Já Haaland vem de seu pai, o ex-jogador Alfie Haaland, que assim como o filho, defendeu as cores do Manchester City.

PUBLICIDADE

A dúvida ganhou força porque o atacante costuma ser identificado apenas como Haaland no Manchester City. Nas redes sociais, porém, ele já utiliza o nome completo, o que ajuda a explicar a escolha feita para a camisa da seleção norueguesa.

Inclusive, ele adotou a escrita no uniforme desde o primeiro jogo da seleção norueguesa no Mundial, quando a equipe europeia venceu o Iraque pelo placar de 4 a 1.

O caso não é isolado dentro da seleção norueguesa. Outros convocados também exibem dois sobrenomes na camisa, como Moller Wolfe, Vassbakk Ajer, Strand Larsen, André Bjorkan e Holmgren Pedersen.

PUBLICIDADE

Brasil e Noruega duelam na Copa do Mundo

O centroavante ganhou ainda mais repercussão porque a Noruega será a próxima adversária do Brasil na Copa do Mundo. O confronto pelas oitavas de final está marcado para o próximo domingo (5), às 17h (de Brasília), em Nova Jérsei.

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM
Gato vidente faz previsão para Brasil x Noruega
Copa do Mundo

Gato vidente faz previsão para Brasil x Noruega

Ibrahimovic critica atuação da Inglaterra
Copa do Mundo

Ibrahimovic critica atuação da Inglaterra

Neymar é o único da Seleção com mais gols que Haaland
Copa do Mundo

Neymar é o único da Seleção com mais gols que Haaland

Haaland já apareceu com a camisa do Flamengo
Copa do Mundo

Haaland já apareceu com a camisa do Flamengo

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo