Problema Persistente
No século 21, o Internacional enfrenta um antigo dilema: a constante troca de treinadores. Apesar das grandes conquistas, a instabilidade na área técnica persiste. Tanto que, Roger Machado está balançando no cargo.
Ao todo, são 30 técnicos no Inter, em diferentes no período. Contudo, apenas três iniciaram e encerraram uma temporada no clube.
Lembrando que, este número não conta a passagem de interinos que dirigem treinos e jogos, até a contratação por parte da direção colorada.
Ciclos únicos

PORTO ALEGRE, BRAZIL – APRIL 19: Abel Braga, coach of Internacional during the match between Internacional and Vitoria as part of Brasileirao Series A 2014, at Beira Rio Stadium on April 19, 2014 in Porto Alegre, Brazil. (Photo by Lucas Uebel/Getty Images)
Aliás, os únicos que o Internacional manteve ao longo de uma temporada completa, Muricy Ramalho em 2005 e 2003. Posteriormente, o Abel Braga, campeão da Libertadores e do Mundial, em 2006 e depois, em 2014. Por fim, Odair Hellmann, repetiu o feito em 2018.
Esses são os únicos que cumpriram um ciclo completo. Todos os demais, por diversos motivos, deixaram o clube antes do fim de uma temporada.
Saídas e Exceções
Entretanto, houve rompimentos que partiram dos próprios treinadores. Por exemplo, Eduardo Coudet, pediu demissão em 2020 para assumir o Celta de Vigo, da Espanha.
Outros, como Tite, até ficaram um ano ou mais, mas sem começar e terminar a temporada no mesmo ano. Afinal, dirigiu o clube entre 2008 e 2009. Neste ano, eliminações precoces em copas, fez com que, Roger Machado não seja mais unanimidade.

Veja também
Internacional é campeão feminino, sub-20, do Campeonato Gaúcho, contra o Grêmio em dois jogos




