Histórico
O Internacional terá um jogador homenageado na data Fifa. Trata-se de Enner Valencia, atacante, da seleção do Equador, que chegará aos 100 jogos representando a nação, em amistosos, Eliminatórias da América do Sul e da Copa do Mundo. Aliás, sem contusão, estará em 2026.
Lembrando que, após o Mundial no Catar, o camisa 13 chegou ao colorado em junho de 2023. Além disso, o atleta marcou o primeiro gol no torneio de seleções, um ano antes, de pênalti, no minuto 16 do primeiro tempo, contra os anfitriões.
Dessa forma, Enner Valencia, que estreou com a camisa do Equador, em 2012, fará o centésimo jogo, diante da Argentina, em casa e receberá placas da federação equatoriana. Embora tenha avisado que será a despedida dele da seleção, em solo equatoriano, a Copa do Mundo está nos planos.

HOUSTON, TEXAS – JULY 04: Enner Valencia of Ecuador reacts after missing a penalty during the CONMEBOL Copa America 2024 quarter-final match between Argentina and Ecuador at NRG Stadium on July 04, 2024 in Houston, Texas. (Photo by Omar Vega/Getty Images)
Fase amarga
Atualmente, o atacante não marca um gol há mais de cinco meses. Isso porque a última vítima do jogador acabou sendo o Cruzeiro, no dia 6 de abril, pelo Campeonato Brasileiro e o Internacional superou os mineiros por 3 a 0, no Beira-Rio.
Sem contar que, no colorado, pela fase amarga que passa, o capitão da seleção virou reserva de luxo do técnico Roger Machado. Além de que, tenha virado 3ª opção entre os centroavantes, atrás de Borré e do novo titular, o jovem Ricardo Mathias.
Por outro lado, é visto no Equador, como um dos ícones desta geração. Depois de Tenório, Aguinaga e Antonio Valencia, ex-Manchester United, o camisa 13 era a referência. Ao mesmo tempo, fez 46 gols – virou o maior artilheiro da seleção de todos os tempos. Sendo que, seis em copas (2014 e 2022 – ambos com três cada um).
Pós data Fifa
A equipe colorada está treinando durante a data Fifa e conta com o retorno de Enner Valencia, para o duelo diante do Palmeiras, no Allianz Parque. Contudo, não como titular, mas aposta que ânimo esteja renovado após ser ‘abraçado’ no Equador.

Veja também
Enner Valencia, atacante do Internacional, vive jejum histórico e se aproxima de Rafael Moura e Wellington Paulista
Por fim, o jogador tem vínculo com o Inter até junho de 2026 e poderá assinar um pré-contrato a partir de janeiro. Com isso, a direção busca alternativas para não perder o atacante de forma gratuita durante o Mundial.




