CBF afasta Candançan
O Grêmio foi a CBF para reclamar de erros da arbitragem contra o clube gaúcho. O presidente Alberto Guerra e o coordenador técnico Luiz Felipe Scolari estiveram em reunião com o coordenador geral da Comissão de Arbitragem, Rodrigo Cinta, na sede da entidade.
Os representantes do Imortal foram informados que o árbitro Matheus Delgado Candançan foi afastado das atividades. Não foi informado porquanto tempo o juiz ficaria longe. Mas, segundo o ge, de forma geral, quando o árbitro é afastado, há um trabalho para aprimorar o conhecimento das regras e critérios.
Por isso, Candançan não deve ser escalado para nenhum jogo nas próximas partidas das competições brasileiras. Já neste fim de semana, na 10ª rodada do Brasileirão, o árbitro paulista não estará presente.
Oito erros apontados pelo Grêmio
No site oficial do Grêmio, o clube revelou alguns detalhes sobre a reunião na sede da CBF. Luciano Hocsman, presidente da Federação Gaúcha de Futebol, também esteve presente. Segundo o clube, foi apresentado a visão do Tricolor sobre os erros contra o time, que chegam a oito nos últimos 40 dias:
“No encontro, que durou cerca de 2 horas e 30 minutos, o presidente Alberto Guerra e o coordenador técnico Luiz Felipe Scolari apresentaram uma visão sobre os equívocos cometidos pela arbitragem contra o Grêmio em partidas válidas por competições nacionais deste ano. Ao todo, nos últimos 40 dias, o Clube teve oito lances graves assinalados de forma equivocada pela arbitragem, que influenciaram diretamente nos resultados dos jogos.”
“Além disso, foram feitas sugestões para qualificar a arbitragem nacional, com implementação de novas tecnologias, mais modernas, em apoio ao VAR, bem como a necessidade de padronização dos critérios utilizados pelos árbitros, o que poderia acontecer por meio da criação de uma escola nacional de arbitragem. A Comissão de Arbitragem acolheu as manifestações, fez ponderações a respeito dos lances apontados e se comprometeu em avaliar as sugestões da delegação gremista.”

Tumulto entre jogadores do Grêmio e o árbitro Matheus Delgado Candançan. Foto: Maxi Franzoi/AGIF
Os oito erros apontados pelo clube
Além do gol anulado por Candançan, contra o CSA, o Grêmio apresentou outros sete erros que prejudicaram o time, todos no Brasileirão. São eles:
- Grêmio x Flamengo: reclamação de pênalti, toque no braço de Gerson;
- Grêmio x Internacional: reclamação de pênalti, disputa entre Aravena e Aguirre;
- Vitória x Grêmio: agressão em Villasanti, volante foi parado com falta, time pediu expulsão de Janderson;
- Grêmio x Santos: expulsão e reclamação de pênalti, clube pediu expulsão de Luan Peres e, depois, pênalti em Cristaldo;
- São Paulo x Grêmio: cotovelada em Dodi e pênalti para o adversário, clube pediu expulsão de Pablo Maia e entende que não houve falta em Luciano.

Veja também
Grêmio é criticado por Roger Flores após eliminação precoce na Copa do Brasil: “Me irrita…”