Grêmio retorna ao Brasileirão com desfalques e dúvidas no time titular
O Grêmio está pronto para voltar ao Campeonato Brasileiro, após a pausa durante a Copa do Mundo de Clubes. Neste domingo, às 20h30, o Tricolor encara o Cruzeiro no Mineirão com uma lista de 27 atletas convocados por Mano Menezes. O principal nome ausente é o atacante Martin Braithwaite, que ainda não se recuperou totalmente das dores no tornozelo e ficará fora também da próxima partida pela Sul-Americana.
A ausência do dinamarquês abre espaço para a entrada de Matías Arezo no comando de ataque. A delegação gremista seguirá diretamente de Belo Horizonte para Lima, onde enfrentará o Alianza Lima na quarta-feira, pela competição continental. Com o planejamento apertado e a maratona de jogos, o técnico precisará administrar o elenco com cautela.
Meio-campo exige improviso e criatividade de Mano
O setor de meio-campo é onde surgem as maiores dúvidas. Com Dodi suspenso e Cuéllar entregue ao departamento médico, Mano terá de escolher entre Camilo, Edenílson e Ronald para completar o trio de volantes com Villasanti e Alex Santana. A formação pode ser decisiva para o desempenho da equipe fora de casa.
Existe ainda a possibilidade de o treinador repetir o esquema mais ofensivo utilizado na vitória sobre o São José-RS, pela Recopa Gaúcha. Com dois jogadores no meio e uma linha de três meias ofensivos, o time mostrou boa movimentação e consistência. Essa estratégia voltaria a colocar Amuzu, Alysson e Cristaldo em destaque na criação de jogadas.
Defesa ganha reforços e ataque segue desfalcado
Na defesa, Kannemann retorna após ficar de fora do último compromisso e deve formar dupla com Wagner Leonardo, enquanto Lucas Esteves e Gustavo Martins completam as laterais. A meta segue sob os cuidados de Tiago Volpi. A zaga ganha consistência com o retorno do argentino, pilar importante da retaguarda gremista.
No setor ofensivo, além de Braithwaite, o Grêmio terá outra baixa importante: Cristian Olivera. O uruguaio ainda se recupera de uma queimadura causada por um acidente doméstico e segue em tratamento. A responsabilidade pela articulação ofensiva deve recair sobre Cristaldo e os pontas escalados por Mano.

Veja também
Oferecido ao Grêmio, Pablo, do Flamengo, é rejeitado pela torcida: “Melhor continuar com o elenco atual”
Mesmo com o lateral Marlon entre os relacionados, ele não poderá enfrentar o Cruzeiro, por conta de cláusulas contratuais com o clube mineiro. A expectativa é de um confronto equilibrado e exigente, com o Imortal tentando reencontrar o ritmo ideal e somar pontos importantes fora de casa.




