Brasileirão

Grêmio faz 122 anos e durante evento homenageia a diretora Marianita Nascimento, do feminino

Imortal tem na diretora do Futebol Feminino, um ícone dos anos 80

Grêmio comemora 122 anos e homenageia diretora do futebol feminino, Marianita
© Gremio FBPAGrêmio comemora 122 anos e homenageia diretora do futebol feminino, Marianita

Quem é Marianita

Marianita da Silva Nascimento, de 64 anos, é diretora do departamento de futebol feminino do Grêmio. Ainda assim, desempenha além de uma função administrativa: uma das pioneiras na organização do futebol feminino no Brasil.

Desde a adolescência, Marianita jogava futebol com os “guris” da rua, primos e irmãos. Aos poucos, percebeu que aquela prática informal tinha significado. E assim, apesar das proibições legais à época, ela persistiu.

Embora o Grêmio não viva uma das melhores fases, no masculino, com derrota para o Mirassol e pressionado para o grenal, no próximo domingo (21), às 17h30 no Beira-Rio, a história não pode ser esquecida.

PUBLICIDADE

Luta pelos direitos

Marianita recebe camisa icônica do clube durante visita na Arena – Foto: Divulgação Grêmio

Marianita recebe camisa icônica do clube durante visita na Arena – Foto: Divulgação Grêmio

Na década de 1970, o futebol feminino era visto como “incompatível com a natureza feminina” e até sujeito a multa ou prisão. Entretanto, Marianita e outras mulheres desafiaram esse estigma.

Por exemplo, colaborou com a elaboração de projetos enviados ao Conselho Nacional de Desportos. Aliás, fundou a Liga de Futebol Feminino de Porto Alegre, presidiu equipes femininas e organizou campeonatos no Estado.

PUBLICIDADE

Homenagem

Lembrando que, é a primeira vez que uma mulher recebe este tipo de reconhecimento por um clube de futebol no Brasil.

Mais do que um título individual, esse reconhecimento simboliza uma luta coletiva. Marianita ressalta que há um legado por trás dela: as “pioneiras”. Por fim, a cerimônia de imortalização ocorrerá às 18h, junto a outros ex-atletas.

Mano Menezes explica falta de oportunidades para o atacante Gabriel Mec, no Grêmio, na temporada

Veja também

    Confira nossas últimas notícias no Google News

    LEIA TAMBÉM
    Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana
    Apostas

    Torcidômetro: participe e concorra a camisas do seu time toda semana

    Grêmio consegue efeito suspensivo para Marlon e Kannemann
    Campeonatos Nacionais

    Grêmio consegue efeito suspensivo para Marlon e Kannemann

    Copa América Feminina 2026 deve ser realizada no Brasil
    Futebol Feminino

    Copa América Feminina 2026 deve ser realizada no Brasil

    Internacional confirma lesão de Luis Otávio e jogador está fora da temporada
    Campeonatos Nacionais

    Internacional confirma lesão de Luis Otávio e jogador está fora da temporada

    Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

    O registro implica a aceitação do Termos e Condições

    +18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

    Better Collective Logo