Situação financeira é grave
O Grêmio tem uma nova direção e sabe que um dos focos será na situação financeira. Alex Leitão, CEO tricolor, é o responsável direto pelas finanças do clube. Em entrevista à Rádio Imortal, o dirigente falou um pouco sobre o atual problema e revelou que a ‘situação é grave’:
“A situação do Grêmio é grave, mas é administrável. Entendo que há outras situações de outros clubes brasileiros bem mais graves e com maior dificuldade de se administrar. Da mesma forma que durante muitos anos se construiu a situação que o Grêmio está hoje, também não será da noite para o dia para o resolver o problema. Mas você precisa atacar o problema. E como você ataca?”
“Olhando custos, olhando o fluxo de caixa e tomando decisões para atacar o futuro do clube. Ainda não estamos olhando para uma reestruturação financeira do clube no futuro. Neste momento, estamos buscando recursos para olhar o fluxo de caixa e terminar o ano. Com o ano zerado, a gente possa começar em algumas situações e buscar ferramentas financeiras para o clube.”
Transfer ban do Grêmio
O mercado da bola do Grêmio tem um problema: o transfer ban. Ainda como nome na lista de punidos da FIFA, Alex Leitão afirmou que a situação será resolvida antes mesmo da virada do ano. Contudo, não apresentou os detalhes que o fez dar a declaração.
Mas, conseguindo tirar a sansão, o Imortal quer trazer reforços para 2026. E, segundo o CEO, o clube precisa ser mais ‘eficiente’ no mercado. Por conta dos problemas financeiro, é preciso que não tenha erros nas contratações. Até porque o dirigente entende que os bons resultados em campo ajudam nas finanças:
“Temos que ser eficientes. Existe uma relação entre a folha e sua posição no campeonato. Isso é a tradução de eficiência. Trouxemos um treinador como esse justamente porque a gente acredita que este investimento vai gerar a eficiência necessária.”

Luis Castro, tecnico do Grêmio. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Opinião do Antenados no Futebol
A situação financeira do Grêmio parece só piorar. Nesta terça-feira (16), a nova informação é que o jogador Martin Braithwaite notificou o Imortal, cobrando dívida de cerca de R$ 7 milhões. A nova direção terá um trabalho longo para lidar com todos os problemas nos próximos anos.

Veja também
Róger Guedes confirma proposta do Grêmio, mas descarta retorno ao Brasil




