O que aconteceu?
O atacante Cristiano Ronaldo recebeu o primeiro cartão vermelho em sua carreira pela seleção portuguesa durante a derrota por 2 a 0 contra a República da Irlanda nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
O lance que resultou na expulsão ocorreu aos 61 minutos de jogo. CR7 acertou o cotovelo no defensor Dara O’Shea após disputa na área, inicialmente recebeu cartão amarelo, mas o VAR elevou para vermelho.
Cristiano Ronaldo pode ficar fora da estreia de Portugal na Copa do Mundo
Pela regra da FIFA, o atacante cinco vezes melhor do mundo será punido com, no mínimo, uma partida de suspensão, sendo ela em partida oficial pela seleção de Portugal.
Dependendo da natureza da infração, se for considerada “conduta violenta”, a suspensão pode subir para duas ou até três partidas, o que colocaria em risco a estreia de Portugal no Mundial do próximo ano.
Mesmo com o desfalque, a seleção de Portugal já está próximo da classificação direta ao torneio e define o primeiro lugar do Grupo F na rodada final contra a Armênia, precisando da vitória ou apenas do empate dependendo da combinação de resultados.

Cristiano Ronaldo lamentando pela seleção de Portugal. (Photo by Carlos Rodrigues/Getty Images)
Outro cenário em que CR7 também corre riscos de não jogar
Caso a classificação no próximo jogo não venha, a equipe portuguesa precisaria jogar a repescagem, na qual a presença de Cristiano Ronaldo também estaria em risco pela suspensão.
O episódio gera dúvida sobre a presença de Ronaldo na fase de grupos do Mundial, já que a punição poderá ser acumulada dentro do torneio, caso a suspensão não seja cumprida antes.

Veja também
Fluminense topou contratar Neymar e Cristiano Ronaldo para o Super Mundial de Clubes, mas negócio não evoluiu




