Despedidas nunca são fáceis, sobretudo para jogadores que marcaram todo um legado dentro de campo com a camisa de um só clube. No caso do Barcelona, a saída de Lionel Messi surpreendeu a todos no mundo da bola, não só pela longevidade do atleta multicampeão, mas também pela identificação do craque argentino com a cultura blaugrana. Mas, ao que tudo indica, um possível retorno do camisa 10 pode estar perto de ser alcançado novamente pela diretoria culé.

Joan Laporta, atual presidente do Barça, não mede esforços para que isso aconteça e já deixou evidente que essa é a maior ambição de sua gestão para a próxima temporada. Burburinhos com relação às negociações do craque junto ao clube catalão têm movimentado as discussões esportivas sobre a viabilidade desse projeto, mas o envolvimento de Messi com o clube dá ainda mais indícios que seu retorno seja uma realidade.

Na tarde desta quarta-feira (24), outro ídolo da história blaugrana anunciou sua aposentadoria do Barcelona: Jordi Alba. Vinculado ao clube catalão desde julho de 2012, o lateral-esquerdo declarou que irá deixar o Barça ao final desta temporada. Ele teve uma longa participação na equipe culé, tendo jogado ao lado de craques como Xavi, Iniesta e Lionel Messi.

Em entrevista coletiva, Alba declarou o que o motivou a tomar esta decisão: “Foi uma decisão bem pensada. Quando eu disse anteriormente que queria ficar, era a verdade. Sendo honesto com o clube e também comigo mesmo, pensei que a melhor coisa que poderia fazer é sair”, explicou.

Pelo instagram, o lateral se despediu do clube com um vídeo que mostra os seus “melhores momentos” com a camisa blaugrana ou, pelo menos, aqueles que julga serem os mais marcantes de sua passagem pela Catalunha. Ex-companheiro de equipe e amigo pessoal de Jordi Alba, Messi fez questão de deixar sua gratidão e carinho expostos em um comentário que dizia o seguinte: “Você foi mais que um companheiro, um verdadeiro parceiro no campo… E como é bom também poder desfrutar de como nos damos bem pessoalmente”, publicou.