Primeiras edições da competição
A Copa do Brasil Feminina foi o primeiro torneio oficial organizado pela CBF no futebol feminino brasileiro. Então, após quase 10 anos sem ser disputado, o torneio voltou com tudo, podendo ter neste ano um campeão inédito ou um bicampeão.
A competição começou a ser disputada em 2007, tendo inicialmente 32 times na disputa, sendo disputado em formato de mata-mata. Dessa forma, o SAAD foi o primeiro clube a conquistar o título, vencendo o Botucatu na final. Além disso, desde o começo a competição dava ao campeão uma vaga na Libertadores Feminina.
Nas duas edições seguintes, 2008 e 2009, o Santos conquistou os títulos, sendo ambos de forma invicta. Com isso, anos depois outro clube viria conquistar o bicampeonato, o São José em 2012 e 2013.
Em 2014, a Ferroviária conquistou o título da competição sobre o São José, sendo esse seu único título da competição. Entretanto, as Guerreiras Grenás podem conquistar o bi em cima do Palmeiras em 2025, já que está na final da competição.

Ferroviária irá mandar a final da Copa do Brasil Feminina em casa – Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Hiato e o retorno da Copa do Brasil Feminina em 2025
Em 2016 tivemos a última edição da Copa do Brasil Feminina, tendo o seu campeão oficial o Audax. Entretanto, vale destacar que o clube de Osasco tinha uma parceria com o Corinthians na época.
Então, em 2017 a CBF fez algumas mudanças no seu calendário e criou o Brasileirão Feminino A2. Dessa forma, decidiu deixar de lado a Copa do Brasil Feminina para focar em fortalecer as suas ligas. Entretanto, em 2024 a CBF oficializou o retorno da competição, contando agora com 64 equipes, tendo os clubes de todas as divisões do Brasil.
Por fim, a final da competição vai ser entre Ferroviária e Palmeiras, que acontece na quinta-feira (20), às 15h30 (horário de Brasília), em Araraquara. Vale destacar que em vez de uma vaga na Libertadores, o campeão agora fica com uma vaga na Supercopa do Brasil.
Maiores campeões da Copa do Brasil Feminina
- São José – 2 títulos
- Santos – 2 títulos
- Foz Cataratas – 1 título
- Ferroviária – 1 título
- Avaí Kindermann – 1 título
- Audax – 1 título
- Duque de Caxias – 1 título
- Saad – 1 título




