Desgaste no Flamengo
O empate sem gols entre Flamengo e Botafogo, neste domingo (18), pela nona rodada do Brasileirão, teve como um dos destaques a atuação versátil de Léo Ortiz. Zagueiro de origem, o defensor precisou atuar como volante durante a partida, em função das ausências no meio-campo rubro-negro. Após o duelo, ele chamou atenção para o desgaste físico e mental das equipes após a sequência de jogos decisivos.
“Foi um jogo equilibrado. No primeiro tempo conseguimos agredir mais, criar mais oportunidades. No segundo, por conta do desgaste das duas equipes, ficou mais equilibrado. Os dois times jogaram decisões pela Libertadores no meio da semana (…) Temos que analisar os cenários. Criou um desgaste físico e mental. O Botafogo também transpareceu isso”, avaliou o defensor.
Nova improvisação
Com as ausências de Gerson, Pulgar, Allan e a lesão de De La Cruz no segundo tempo, Ortiz foi deslocado para o meio. Apesar de não estar previsto, ele afirmou já conhecer a função, inclusive por já ter atuado assim sob o comando de Tite. O improviso, segundo ele, foi uma solução natural diante das limitações do elenco naquele momento.
“Não estava programado, mas o Filipe sabe que, ocasionalmente, posso ajudar nessa função. Com os desfalques, ficou muito restrito ao Everton Araújo e ao Nico De La Cruz. Para mim, não teria problema, e o Filipe só me chamou na beira do campo e perguntou se eu conseguiria fazer”, explicou Ortiz.
Mesmo improvisado, o zagueiro teve números expressivos. Foram 88 minutos em campo, 90% de acerto nos passes, 10 lançamentos certos em 14 tentativas, além de duas interceptações, três cortes e oito duelos vencidos em 11 disputados. Ele ainda finalizou duas vezes, sendo uma para fora e outra bloqueada, e cometeu uma falta.
Qual é o próximo compromisso do Flamengo?
O próximo compromisso do Flamengo será contra o Botafogo-PB, no Maracanã, pela terceira fase da Copa do Brasil. Com vantagem mínima construída no jogo de ida, a equipe carioca precisa apenas de um empate para avançar, mas Ortiz fez questão de reforçar a importância de manter a concentração total.
“Não dá para desmerecer o Botafogo-PB. É um jogo mata-mata, a gente fez um resultado simples lá, então temos que estar 100% focados e atentos para quem for jogar dar conta do recado. A gente não pode falar como se já tivesse passado. O respeito é muito grande pelo Botafogo-PB. Somos os atuais campeões da Copa do Brasil, então queremos manter esse título”, concluiu.




