Copa do Mundo 2026

Wilton Pereira Sampaio está entre os três árbitros favoritos para apitar a final da Copa do Mundo

Além do brasileiro, FIFA também analisa a possibilidade de escalar o polonês Szymon Marciniak e o esloveno Slavko Vincic

Wilton Pereira Sampaio pode apitar a final da Copa do Mundo de 2026.
© Getty ImagesWilton Pereira Sampaio pode apitar a final da Copa do Mundo de 2026.

De acordo com informações apuradas pelo UOL Esporte, o árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio se tornou o favorito da FIFA para apitar final da Copa do Mundo no domingo (19).

PUBLICIDADE

Segundo a fonte, com a escolha do norte-americano Ismail Elfath para a semifinal entre Argentina e Inglaterra, Wilton está entre os três cotados para a decisão do Mundial ao lado do polonês Szymon Marciniak e do esloveno Slavko Vincic.

Em contrapartida, o que pode atrapalhar o brasileiro é a Argentina. Devido a rivalidade com o Brasil, a FIFA não optará por um árbitro sul-americano na final caso os argentinos superem os ingleses na semifinal.

PUBLICIDADE

Wilton pode entrar para a história dos árbitros brasileiros

Caso seja o escolhido da FIFA para a decisão, Wílton Pereira Sampaio será o terceiro árbitro brasileiro a apitar uma final de Copa. Arnaldo Cezar Coelho apitou Itália 3 x 1 Alemanha, na Espanha, em 1982. Romualdo Arppi Filho foi o responsável Argentina 3 x 2 Alemanha, em 1986.

Anteriormente, o árbitro brasileiro era um dos cotados para apitar a fase final da Copa do Mundo, agora, se tornou um dos favoritos. Vale lembrar também que, no sábado (18), acontecerá a disputa do terceiro lugar.

A final da Copa do Mundo de 2026 está marcada para domingo (19), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, localizado em East Rutherford, na região de Nova York/Nova Jersey, nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Opinião: Rivalidade não deveria ser empecilho

Apesar da rivalidade entre Brasil e Argentina, o árbitro é profissional, totalmente imparcial e está na Copa do Mundo pelo trabalho realizado e o reconhecimento da FIFA. Portanto, a decisão da entidade em escalar o responsável para a decisão da Copa poderia ser analisada de outra forma.

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM
Wilton Pereira Sampaio está cotado para a final da Copa
Copa do Mundo

Wilton Pereira Sampaio está cotado para a final da Copa

Palmeiras envia ofício à CBF e questiona árbitro
Palmeiras (NÃO USAR)

Palmeiras envia ofício à CBF e questiona árbitro

Botafogo é informado sobre erro da arbitragem e gol irregular
Times

Botafogo é informado sobre erro da arbitragem e gol irregular

[VÍDEO] Wilton Pereira Sampaio comete ‘lambança’ com o VAR na Bombonera e lance viraliza na Libertadores
Futebol Internacional

[VÍDEO] Wilton Pereira Sampaio comete ‘lambança’ com o VAR na Bombonera e lance viraliza na Libertadores

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo