Messi quer mais uma Copa
Há uma grande expectativa para saber se Lionel Messi vai disputar a Copa do Mundo de 2026, que será sediada em Canadá, Estados Unidos e México. O astro argentino, atualmente no Inter Miami, não hesitou ao ser questionado sobre o tema. “É algo extraordinário poder estar em uma Copa do Mundo, e eu adoraria”, afirmou em entrevista à NBC.
Messi explicou que a decisão final dependerá da forma física e da vontade de continuar ajudando a Argentina. “Gostaria de estar lá, estar bem e ser uma peça importante para ajudar a minha seleção, se eu chegar. Vou avaliar isso dia após dia quando começar a pré-temporada do ano que vem com o Inter Miami, e verei se realmente posso estar 100%, se posso ser útil ao grupo, à seleção, e então tomarei uma decisão. Obviamente, tenho muita vontade, porque é uma Copa do Mundo”, disse o camisa 10.
“Vimos de vencer a última Copa, e poder defendê-la novamente em campo é algo espetacular, porque sempre é um sonho jogar pela seleção, especialmente em competições oficiais”, completou o herói do tricampeonato mundial da Argentina.
A fase atual do craque
Messi vive um ótimo momento no Inter Miami. Em 2025, disputou 48 jogos entre clube e seleção, marcando 41 gols e dando 21 assistências. O argentino renovou contrato com o clube da MLS até o fim de 2028, e recentemente recebeu a Chuteira de Ouro como artilheiro da temporada regular da liga, com 29 gols.

Tadeo Allende, camisa 21 do Inter Miami CF, comemora após marcar o segundo gol da equipe com o companheiro Lionel Messi, camisa 10, durante a partida dos playoffs da MLS Cup de 2025 entre Inter Miami CF e Nashville SC no Chase Stadium, em 24 de outubro de 2025, em Fort Lauderdale, Flórida. (Foto de Carmen Mandato/Getty Images)
A entrega do prêmio aconteceu momentos antes dos playoffs, no estádio do Inter Miami, em duelo contra o Nashville. Desde que chegou ao futebol norte-americano, em 2023, Messi busca o seu primeiro título da MLS. No último ano, a equipe terminou a fase classificatória em terceiro lugar da Conferência Leste.
A trajetória de Messi nas Copas do Mundo
Messi disputou cinco Copas do Mundo: 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022 — esta última coroada com o título inédito no Qatar. Ele soma 26 partidas, 13 gols e 8 assistências no torneio. Sua estreia foi aos 19 anos, na Alemanha, quando marcou e deu assistência contra a Sérvia e Montenegro.
Em 2014, chegou à final e foi eleito o melhor jogador da competição, embora a Argentina tenha perdido para a Alemanha. Em 2022, enfim viveu a consagração: campeão mundial, protagonista e símbolo de uma geração.

Lionel Messi, da Argentina (E), e Lionel Scaloni (D) seguram a taça da Copa do Mundo da FIFA durante a chegada da seleção argentina masculina de futebol após a conquista da Copa do Mundo da FIFA Catar 2022, em 20 de dezembro de 2022, em Buenos Aires, Argentina. (Foto de Marcelo Endelli/Getty Images)
“Também é verdade que era a única coisa que me faltava no nível profissional, porque tive a sorte de conquistar tudo, tanto individual quanto coletivamente, com o Barcelona. E acredito que esse é o sonho de todo jogador. Quando você pergunta a um jogador qual é o seu sonho, ele responde: ser campeão do mundo”, recordou Messi.
Os recordes de Lionel Messi em Copas
Messi é o jogador com mais partidas na história da Copa do Mundo (26), superando Lothar Matthäus (25). Ele também é o único atleta a marcar gols em todas as fases de mata-mata de um mesmo Mundial (oitavas, quartas, semifinal e final).

Lionel Messi é parabenizado por Gianni Infantino, presidente da FIFA, após receber o prêmio de Melhor Jogador Masculino da FIFA de 2022 durante a cerimônia The Best FIFA Football Awards 2022, em 27 de fevereiro de 2023, em Paris, França. (Foto de Aurelien Meunier/Getty Images)
Durante a final de 2022 contra a França, chegou a 2.218 minutos jogados, superando Paolo Maldini como o atleta com mais tempo em campo na história do torneio. Ao marcar duas vezes na decisão, atingiu 13 gols em Copas, superando Pelé (12) e Maradona (4) em gols decisivos de mata-mata.
Se for à Copa de 2026, Messi poderá se tornar o primeiro jogador a disputar seis edições do torneio, feito que apenas Cristiano Ronaldo e Guillermo Ochoa podem igualar.
Como chega a Argentina para a Copa do Mundo 2026

Lionel Messi da Argentina é desafiado por Eduard Bello e Tomás Rincon da Venezuela durante a partida sul-americana de qualificação para a Copa do Mundo FIFA 2026 entre Argentina e Venezuela no Estádio Más Monumental Antonio Vespucio Liberti em 04 de setembro de 2025 em Buenos Aires, Argentina. (Foto de Marcos Brindicci/Getty Images)
A Argentina chega como uma das grandes favoritas. Campeã da Copa de 2022 e líder das Eliminatórias Sul-Americanas, a equipe comandada por Lionel Scaloni mantém a base do título e busca repetir o sucesso.
O zagueiro Nicolás Otamendi, no entanto, será desfalque na estreia por suspensão, após ser expulso na última rodada das Eliminatórias, contra o Equador. O caminho da Albiceleste será conhecido no sorteio oficial da FIFA, em 5 de dezembro, em Washington DC.
Além da Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Paraguai e Equador também estão garantidos no Mundial da América do Norte.
Opinião da Redação Antenados no Futebol
A presença de Lionel Messi na Copa do Mundo de 2026 seria mais do que simbólica, seria o fechamento perfeito da carreira de um dos maiores jogadores da história. Aos 39 anos, o craque demonstra fome competitiva e um condicionamento físico surpreendente, provando que ainda pode fazer a diferença em campo.

Veja também
Conheça Cabo Verde, seleção que faz história e estreia na Copa do Mundo com geração marcada pela diáspora e superação
Se confirmar sua participação, Messi não apenas buscará o bicampeonato mundial, mas também poderá atingir o feito inédito de seis Copas disputadas, consolidando um legado que desafia o tempo. Será que o futebol ainda tem mais um capítulo mágico reservado para o eterno camisa 10 da Argentina?




