Infantino sobre a possibilidade de uma Copa com 64 seleções
A Copa do Mundo de 2026 ainda não acabou, mas já pode ser considerada um verdadeiro sucesso. Em resumo, a competição teve várias novidades que foram positivas para o torneio. A principal delas foi o número de seleções, que aumentou para 48 neste Mundial.
Mesmo com mais seleções, a Copa do Mundo seguiu competitiva, e os estreantes no torneio mostraram nível para disputar a competição, como Cabo Verde, Curaçao, Jordânia e Uzbequistão.
Dessa maneira, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, foi questionado sobre a possibilidade de a Copa do Mundo de 2030 ter ainda mais seleções e deixou claro que o assunto será avaliado após o fim deste Mundial.
“Algumas pessoas já sugerem ampliar o torneio para 64 seleções. Certamente esse assunto será analisado após esta Copa do Mundo e discutido pelos órgãos dirigentes da Fifa”, afirmou em entrevista ao jornal suíço Bluewin.
“Quando você organiza uma Copa do Mundo, organiza para o mundo inteiro. Não apenas para a Europa e América do Sul, mas para todos os continentes. Todas as nações sonham em disputar uma Copa do Mundo. A qualidade do futebol continua evoluindo em todas as partes do planeta. Se você nega aos países menores a chance de se classificar, também tira deles um importante incentivo para continuar se desenvolvendo”, completou.
Reta final do Mundial de 2026
A Copa do Mundo de 2026 está na semifinal e será decidida em menos de uma semana. Nesta terça-feira (14), Espanha e França se enfrentam pela primeira vaga na final do Mundial. Já no dia seguinte, é a vez de Argentina e Inglaterra se encararem pela outra posição na decisão.
Opinião: dá para pensar na possibilidade
Para muitos, o aumento do número de seleções deixaria a Copa do Mundo menos competitiva, mas isso ficou longe de acontecer. Além disso, surgiram equipes que mostraram que mereciam a vaga no Mundial, caso de Cabo Verde, que foi a sensação da competição. Inclusive, os africanos tiveram a chance de eliminar a Argentina nos 16 avos de final.




