A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu as metas da Seleção Brasileira masculina para o ciclo até a Copa do Mundo de 2030. Durante uma reunião de balanço de gestão realizada nesta terça-feira, na sede da entidade, no Rio de Janeiro, a diretoria estabeleceu como objetivos a conquista da Copa América de 2028 e o bom desempenho nas Eliminatórias para o próximo Mundial.
O encontro contou com a presença do presidente da CBF, Samir Xaud, dirigentes da entidade e presidentes de federações estaduais. Representando a Seleção masculina, o diretor de futebol Rodrigo Caetano apresentou informações sobre o planejamento da equipe desde a chegada do técnico Carlo Ancelotti.
Pouco tempo de preparação foi prejudicial
Segundo a CBF, foram 13 meses de preparação até a disputa da Copa do Mundo. Ancelotti, que está de férias no Canadá, não participou da reunião. O Brasil terminou a competição na 11ª colocação, resultado que marcou a pior campanha da equipe desde 1990.
Durante a apresentação, Rodrigo Caetano detalhou as etapas do trabalho realizado pela comissão técnica e pelo departamento de futebol. A entidade informou que o planejamento agora está voltado para a sequência do ciclo visando a Copa de 2030. O foco será o título da Copa América, e a primeira colocação das eliminatórias.
Situação da Seleção Feminina
A Seleção Brasileira feminina também esteve na pauta do encontro. O técnico Arthur Elias apresentou o planejamento para a Copa do Mundo de 2027, que será realizada no Brasil pela primeira vez.
De acordo com a CBF, a preparação da equipe feminina prevê quatro períodos de Data Fifa entre outubro de 2026 e abril de 2027, com amistosos contra seleções de diferentes níveis. Um dos confrontos já previstos será contra o Japão, no fim deste ano.
A reunião também foi utilizada pela atual gestão para apresentar ações realizadas em áreas como calendário, Fair Play Financeiro, arbitragem e categorias de base. “Claro que esperávamos um resultado mais positivo (na Copa do Mundo Masculina), mas é importante mostrar tudo o que está acontecendo: o trabalho que vem sendo realizado na base, com integração entre as categorias, tanto no masculino como no feminino. Então o trabalho não para, é contínuo. Viramos uma página e agora voltamos o foco para o Mundial Feminino, além do ciclo para 2030”, afirmou Samir Xaud.




