Antenados no Detalhe

Bellingham evita expulsão pela Lei Vini Jr após gesto em Inglaterra x Gana na Copa do Mundo

Meia da Inglaterra tapou a boca durante conversa com adversário, mas Fifa entendeu que não houve confronto nem provocação

Antenados no Detalhe: Bellingham evita expulsão pela Lei Vini Jr. Foto: Richard Pelham/Getty Images
Antenados no Detalhe: Bellingham evita expulsão pela Lei Vini Jr. Foto: Richard Pelham/Getty Images

Jude Bellingham virou assunto após o empate em 0 a 0 entre Inglaterra x Gana, pela Copa do Mundo 2026. O meia inglês chamou atenção ao tapar a boca durante uma conversa com o ganês Jordan Ayew, levantando questionamentos sobre uma possível expulsão com base na chamada Lei Vini Jr. 

A dúvida surgiu por conta da nova orientação da Fifa, que prevê punições para atletas que cubram a boca em situações de confronto, discussão ou provocação. A medida busca facilitar a identificação de possíveis ofensas por câmeras do VAR. Mas então por que Bellingham não foi expulso?

Tweet placeholder
PUBLICIDADE

Pelo contexto do lance, a conversa entre Bellingham e Jordan Ayew não foi interpretada como um conflito. Por isso, a arbitragem entendeu que não havia motivo para aplicação de cartão vermelho, já que o gesto por si só não gera expulsão automática, como diz a regra da Fifa.

O detalhe quase mudou a história do jogo

O que fez a diferença foi o contexto da conversa entre Bellingham e Jordan Ayew. Embora o inglês tenha tapado a boca, a interação não foi vista como provocação ou discussão. Esse detalhe foi decisivo para evitar uma expulsão que poderia alterar completamente o rumo da partida.

Bellingham evitou cartão vermelho em Inglaterra x Gana. Foto: Buda Mendes/Getty Images

Bellingham evitou cartão vermelho em Inglaterra x Gana. Foto: Buda Mendes/Getty Images

PUBLICIDADE

A diferença fica mais clara quando comparada ao caso de Miguel Almirón. O jogador do Paraguai se tornou o primeiro atleta punido pela Lei Vini Jr nesta Copa após cobrir a boca durante uma discussão com um adversário contra a Turquia. Após revisão do VAR, ele recebeu cartão vermelho direto.

Antes do início do torneio, o ex-árbitro italiano Pierluigi Collina, presidente do comitê de árbitros da Fifa, já havia explicado a aplicação da nova diretriz. Segundo ele, “Se a conversa for amigável, podem continuar a fazê-lo sem qualquer problema”, deixando claro que a intenção por trás do gesto é o principal fator de julgamento.

Confira nossas últimas notícias no Google News

LEIA TAMBÉM
Esposa de Raphinha nega crise financeira
Selecao Brasileira

Esposa de Raphinha nega crise financeira

Pedrinho se comunicou com a torcida do Vasco
Vasco da Gama

Pedrinho se comunicou com a torcida do Vasco

Milan faz proposta de R$ 88 mi por Evertton Araújo
Mercado da Bola

Milan faz proposta de R$ 88 mi por Evertton Araújo

Neymar é ovacionado ao desembarcar em Miami
Selecao Brasileira

Neymar é ovacionado ao desembarcar em Miami

Receba as últimas novidades em sua caixa de e-mail

O registro implica a aceitação do Termos e Condições

+18 | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo Comercial

Better Collective Logo