Em participação recente no canal do Youtube, Our Sports, o ex-técnico do Palmeiras e ex-jogador do São Paulo, Estevam Soares, relembrou os tempos da chegada do ex-craque Luís Fabiano na Ponte Preta. O temperamento explosivo do então jovem de 20 anos foi “abraçado” pelo treinador e pela equipe por diversos momentos, para que sua estrela brilhasse e ele conseguisse fazer o seu melhor: muitos gols.

“Luís Fabiano sempre foi problemático, mas um problemático do bem. (…) Era um anjo fora do campo. (…) Eu tive a felicidade de efetivá-lo na Ponte Preta. Em 2000, na primeira passagem. E o Luís Fabiano era uma promessa vinda da base, que era uma coisa de louco ali. Você imagina ele com 20 anos… se ele com 25, 28, 30 anos, era daquele jeito que vocês conhecem. Imagina ele com 20 anos. Tinha que tá em cima. Só que era um menino. Era um menino do bem”, relembra o técnico.

Revelado pela Ponte Preta na época comandada por Estevam, o profissional teve uma carreira quase irretocável, segundo a maioria dos críticos e executivos do mercado da bola. Ele somou 108 gols pelo São Paulo no Campeonato Brasileiro, entrando para o ranking da disputa que inclui: Zico (Flamengo) com 135 gols, além de Fred (Fluminense) e Pelé (Santos), com 101 gols.

“Então, a gente abraçava (esse lado explosivo). Vem cá, não é assim. Calma, mais calma dentro do campo. E ele explodia. Mas explodia e tinha uma coisa importante, né, que ele resolvia: fazia gols! Então, esse era o fator principal, por isso, teve a carreira que teve. Uma carreira brilhante, uma carreira linda no futebol. Ele tinha um amigo em campo que era o Dionísio, que ajudava a gente nessa missão de acalmá-lo”, conta.

Hoje comentarista dos canais ESPN Brasil e Star Plus BR, Luís Fabiano retornou ao time de Campinas mais de 21 anos depois de sua primeira experiência na equipe. Dessa vez, o desafio foi como coordenador de futebol da Alvinegra, em 2021. O ex-jogador se despediu do Clube em julho do ano seguinte.