Deputado quer inclusão do estádio em projeto
Nesta quarta-feira (12), o deputado estadual Alexandre Knoploch (PL) apresentou emenda durante votação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sendo o Lance. O deputado defende que o Estádio Nilton Santos, casa do Botafogo, seja incluído em projeto do estado do Rio de Janeiro.
Essa proposta autoriza que imóveis públicos sejam vendidos pelo governo do Rio. Knoploch é o relator do projeto e também o coordenador do grupo de trabalho criado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O Complexo do Maracanã já foi incluído. O deputado afirmou:
“Saibam vocês que o Engenhão está num terreno do estado. Toda aquela área é da Central Logística. Então a gente também está fazendo uma emenda botando o terreno do Engenhão para venda. E aí o Botafogo, caso queira, vai poder comprar também o terreno.”
Construção do Nilton Santos
Construído para o Pan-Americano de 2007, o Estádio Nilton Santos esteve em construção entre 2003 e 2007. A Prefeita do Rio de Janeiro foi quem pagou e é o atual proprietário. No entanto, o Botafogo ganhou a licitação para administrar o local até 2031.
Atual dono da SAF do Glorioso, John Textor já revelou que pretende construir uma nova casa para o clube. Segundo o ge, o novo estádio teria capacidade para 40 mil pessoas, com a torcida ficando perto do campo. Além disso, o desejo é comprar um terreno na Barra Olímpica, na Zopa Oeste.
Um projeto foi apresentado em julho desse ano, defendendo a permanência do americano no controle da SAF. Contudo, o ge também informou que o Alvinegro não pretendia sair do Nilton Santos. Mas, na época, a concessão ao estádio era até 2051, diminuída para 2031 em setembro de 2025.

John Textor CEO do Botafogo durante partida contra o Corinthians no estadio Engenhao pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Próximos jogos do Botafogo
O Botafogo já está montando elenco para a próxima temporada. No entanto, para fechar 2025, o Fogão ainda terá cinco partidas. Na próxima terça-feira (18), recebe o Sport, às 20h30 (horário de Brasília). Depois ainda enfrenta o Grêmio, Corinthians, Cruzeiro e Fortaleza. Tentando conquistar uma vaga na Libertadores, o Alvinegro tem um ponto a menos que o 5º colocado.

Veja também
Após fechar com Endrick, Lyon mira jogadores do Botafogo, mas impasse pode complicar trocas




