Empate com polêmica
O Botafogo acabou empatando com o Grêmio por 1 a 1 nesta quarta-feira (24), na Arena do Grêmio, em partida atrasada da 16ª rodada do Brasileirão Série A. O Glorioso saiu na frente com gol de Cuiabano, mas sofreu o empate nos minutos finais após a arbitragem marcar um pênalti a favor do time gaúcho.
A penalidade, analisado pelo VAR, gerou polêmica e forte repercussão entre os torcedores alvinegros. O lance ocorreu quando Matheus Martins, que estava na barreira dentro da área, viu a bola tocar em seu braço após ele saltar e girar o corpo.
Diálogo entre o Var e o arbitro
A CBF divulgou os áudios da comunicação entre o VAR e o árbitro de campo. Segundo o árbitro de vídeo Ilbert Estevam da Silva, o jogador do Botafogo acabou bloqueando a trajetória da bola com o braço esquerdo aberto, caracterizando a infração.
“Eu vejo um atleta que salta (Matheus Martins), e com o braço esquerdo ele faz uma ação de bloqueio, mudando a trajetória da bola. A bola não toca no braço direito, o braço direito está grudado, e o braço esquerdo (em que houve o alegado toque de mão) é um braço aberto”, disse.
Já o árbitro de campo Lucas Paulo Torezin, que inicialmente não havia assinalado a penalidade, revisou o lance no monitor e confirmou a marcação: “A bola já tinha passado do ombro dele, toca na mão. Tiro penal, cartão amarelo”

RS – PORTO ALEGRE – 24/09/2025 – BRASILEIRO A 2025, GREMIO X BOTAFOGO – Walter Kannemann jogador do Gremio discute com jogador Newton do Botafogo durante partida no estadio Arena do Gremio pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Maxi Franzoi/AGIF
Na sequência, Ilbert questionou se o árbitro entendia o toque como deliberado, o que poderia resultar em cartão. Torezin, no entanto, voltou atrás e corrigiu a decisão. “Você entende como mão deliberada, para cartão amarelo?”, perguntou o VAR. “Sem cartão amarelo, sem intenção”, respondeu o árbitro de campo.
Botafogo vai reclamar

Veja também
Igor Jesus, ex-Botafogo, marca duas vezes em Betis x Nottingham Forest na Liga Europa
A decisão gerou revolta nas redes sociais entre os torcedores do Botafogo, que reclamaram da falta de imagens conclusivas do toque. Segundo o GE, a diretoria do clube pretende enviar um ofício à CBF questionando a arbitragem de Lucas Paulo Torezin. O documento será entregue na reunião sobre arbitragem marcada para a próxima segunda-feira (29).




