Bahia define data de retorno aos treinos
O Bahia aproveita a paralisação do futebol brasileiro durante o Mundial de Clubes para recarregar as energias. Neste sábado (14), o clube comunicou que o elenco principal retorna às atividades no dia 28 de junho. Os atletas e a comissão técnica estão oficialmente de férias desde a última sexta-feira (13), após uma sequência exaustiva de jogos.
O primeiro desafio do Tricolor após a pausa será pela Copa do Nordeste. Em jogo eliminatório válido pelas quartas de final, o Bahia encara o Fortaleza no dia 9 de julho, às 21h30, na Arena Fonte Nova. A expectativa é de casa cheia para empurrar o time rumo à semifinal da competição regional.
Esquadrão se reapresenta e já mira Copa do Nordeste
Rogério Ceni, comandante da equipe, elogiou a entrega do grupo nos últimos meses e defendeu o período de repouso. Segundo ele, o time titular atuou em 40 das 44 partidas do Bahia neste ano, o que exigiu um esforço físico e mental intenso. “Tivemos 18 semanas seguidas jogando quarta e domingo, ausências por lesões. O que pode mudar é a janela de contratações, aí sai do que a gente viu até agora. Só não podemos inscrever jogadores para a Copa do Nordeste”, disse.
Além do desgaste, o treinador ressaltou a importância do reequilíbrio emocional da equipe, visando a retomada do calendário nacional. “A folga vai ser muito importante para a parte mental. O Bahia fez 44 jogos, 40 com esse time. São merecedores desse descanso mental e físico para daqui a duas semanas voltarmos a trabalhar e começar a se recondicionar para enfrentar a segunda parte”, afirmou.
Rogério Ceni projeta janela de transferências
Com a reabertura do mercado de transferências marcada para o dia 10 de julho, Ceni revelou que o clube estuda movimentações pontuais. Ele vê a janela como fator determinante para o restante da temporada. “A maior alteração, maior surpresa é do que a gente não viu ainda, janela de contratações. Mas já sabemos os favoritos, os que estão na frente, Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro fazendo boa campanha. Hoje ficamos felizes de estar no pelotão de frente”, comentou o treinador.
O Bahia, inclusive, encerrou a primeira parte do Campeonato Brasileiro em excelente fase. A equipe ocupa a quinta posição na tabela, somando 21 pontos, apenas três a menos que o líder Flamengo. A boa campanha anima o torcedor e aumenta a confiança do elenco para o segundo turno.
Apesar da expectativa da torcida por reforços, o comandante deixou claro que os investimentos serão feitos com responsabilidade. “O que pode mudar drasticamente é algum clube fazer algum investimento fora do comum. Nós vamos analisar o mercado de acordo com o que a gente precisa e tem a condição de fazer”, afirmou, demonstrando cautela e planejamento.

Veja também
Bahia recebe aviso, Biel pode deixar o Sporting e é disputado por Botafogo, São Paulo e +2
De janeiro até agora, o Esquadrão construiu uma trajetória sólida e consistente. Das 44 partidas disputadas, foram 24 vitórias, 11 empates e apenas 9 derrotas. O aproveitamento chega a quase 63%, refletindo o bom momento vivido pelo clube sob o comando de Ceni.