Ninguém pode falar que o futebol brasileiro não é diverso em sua divisão de poder. Há mais de uma dezena de clubes considerados grandes e o Campeonato Brasileiro hoje tem 10 estados representados no total de 20 clubes.

Porém, há algo bastante curioso: só um time do interior (que não é da capital nem do litoral), na história do Campeonato Brasileiro, foi campeão – o Guarani, de Campinas, em 1978. Todos os outros campeões são de capitais do seu estado e/ou de cidades do litoral.

Isso tem muito a ver com a ocupação do litoral pelas pessoas desde o começo da existência do nosso país. Muitas capitais são litorâneas, e os centros de influência e poder também.

Até na Série A, atualmente, essa representação não é grande. O Juventude de Caxias do Sul, o Criciúma de Santa Catarina e o Red Bull Bragantino de Bragança Paulista são os únicos representantes do interior dos estados brasileiros.

Mas isso pode mudar em 2025, porque na Série B não faltam times do interior. Botafogo de Ribeirão Preto, Guarani e Ponte Preta de Campinas, Ituano, Mirassol e Novorizontino são do interior paulista. Operário, Brusque e Chapecoense são de cidades do interior do sul do Brasil. Será que algum deles chega forte pelo acesso?

Abaixo, confira as odds de longo prazo da Betano para o acesso à elite do futebol nacional.

Clube do interiorOdds para terminar no top 4
Novorizontino2.85 apostando na Betano
Mirassol3.65
Operário-PR12.0
Odds estão sujeitas a alterações. Última atualização 10 de julho de 2024 16h42

E, se quiser apostar na casa e ainda não tem uma conta, aproveite o código promocional Betano. Dessa maneira, poderá ativar um bônus de boas-vindas bem interessante.

Força do futebol paulista

O Campeonato Paulista é o mais forte do Brasil e isso pode ser notado na Série B. São seis times do interior e sete no total, com o Santos em sua primeira temporada na segunda divisão na história. O Red Bull Bragantino é um representante do forte interior paulista na Série A.

Há alguns anos que esses times estão batendo na trave do acesso, com o Ituano em 2022 sendo o exemplo mais concreto. Porém, para esta temporada, nenhum deles é favorito ao acesso. Tanto o Ituano quanto o Guarani são candidatos ao descenso.

Novorizontino 

O Novorizontino é quem mais chega perto da elite da Série B, pagando 20.0 para ser campeão da Série B e 2.85 para ficar no Top 4. O clube ficou em quinto na temporada passada, apenas um ponto atrás do Atlético-GO.

Além disso, ele é organizado. No Paulistão, eliminou o São Paulo e foi jogo duro pro Palmeiras na semifinal, perdendo por 1 a 0.

Mirassol

Com uma vitória apertada sobre o CRB por 1 a 0, na 14ª rodada, o Mirassol voltou a entrar na briga pelo acesso. Ou seja, o time do interior do São Paulo sonha com o acesso à elite do futebol brasileiro.

Treinado pelo técnico Mozart, o ‘Leão’ tem um elenco interessante e tem possibilidades de brigar na parte de cima da tabela. Para isso, precisa apenas melhorar seu desempenho como visitante, já que é um dos melhores mandantes da Série B no primeiro turno.

Operário-PR

Chapecoense e Brusque também não fazem bom campeonato, então sobra para o Operário de Ponta Grossa. O Fantasma faz ótima campanha, estando no G-4 no momento

Entretanto, a sua odd na Betano para subir é de 8.0. Isso mostra uma certa desconfiança do público e das casas com o andamento da campanha. Mas não dá para brigar com um número importante: com sete gols sofridos, o time tem a melhor defesa da competição.

A Série B está aberta para todos

A Série B deste ano está completamente imprevisível. Normalmente, é uma competição dura, mas parece que em 2024 tudo está ainda mais disputado. O Santos, que era o grande favorito, pode atestar isso: já tem cinco derrotas com apenas 13 jogos na competição disputados.

Por isso, é interessante ficar de olho no Operário, um time com boa defesa e o melhor visitante da competição até agora. O Novorizontino, que mesmo não tenha começado bem, tem histórico bom nos últimos anos. E o Mirassol também merece ser mencionado. Ambos podem ser candidatos a uma reação e, finalmente, ao acesso à Série A, fortalecendo o futebol do interior do Brasil.