Preparativos para o retorno aos gramados

Vasco da Gama encerrou sua participação na 12ª rodada do Campeonato Brasileiro com uma vitória expressiva de 3 a 1 sobre o São Paulo, no Morumbis. O resultado impulsionou o Cruzmaltino para a 13ª colocação na tabela, somando 13 pontos, e permitiu que o elenco iniciasse seu período de férias com um respiro na competição.

Enquanto Fernando Diniz prepara a equipe para o retorno aos jogos oficiais, enquanto a pauta principal da cúpula do Gigante da Colina é o mercado da bola. Agora, a comissão técnica realiza restes, dentre os jogadores do elenco.

Julgamento no STJD

Philippe Coutinho, que recentemente assinou um novo contrato com o clube, enfrentará um julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na próxima quinta-feira (10 de julho). O meia foi denunciado no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, por “empurrar acintosamente o companheiro ou adversário, fora da disputa da jogada”.

Coutinho foi expulso após uma confusão com Marinho, do Fortaleza, em 17 de maio, durante a vitória do Vasco por 3 a 0 em São Januário. O atacante do Laion, por sua vez, foi denunciado no artigo 254 por agressão física, o que pode resultar em uma pena mais severa, de 4 a 12 partidas. Para o jogador vascaínos, a penalidade prevista é mais branda, variando de uma a três partidas de suspensão.

Curiosamente, o novo contrato de Philippe Coutinho com o Vasco — válido por mais um ano — ainda não foi registrado no BID da CBF. O vínculo depende da abertura da janela de transferências do futebol brasileiro, que ocorrerá justamente na próxima quinta-feira, coincidindo com a data do julgamento do novo camisa 10 cruzmaltino.

Coutinho jogador do Vasco durante partida contra o Puerto Cabello – Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

O caso de Philippe Coutinho e Marinho está na pauta da 6ª Comissão Disciplinar do STJD, e o auditor-relator responsável pelo processo é Eduardo Xible Salles Ramos. A sessão está marcada para começar às 10h30.

Próximo duelo oficial

O Vasco da Gama volta a campo em um confronto oficial diante do Botafogo próximo dia 12 de julho, em São Januário, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 18h30.