O Vitoria já tem três partidas no Campeonato Baiano 2026, empatando em todas. São dois jogos de 0 a 0 e um de 1 a 1, que aconteceu neste domingo (18). Sendo apenas nove rodadas na primeira fase, há uma necessidade de vencer. Assim, em coletiva, Rodrigo Chagas, auxiliar no comando nesse início, falou que há a possibilidade da equipe principal estrear mais cedo:

“Se o clube entender que existe a necessidade de entrar com equipe principal, o Jair está trabalhando muito… A gente buscou de todas as maneiras ter o resultado. Não faltou entrega de todos os atletas. Houve evolução. É tentar corrigir. Continuamos com o trabalho independente do que acontecer. Se tiver a necessidade, até porque temos a necessidade de vencer quarta-feira, estaremos lá.”

“Todos estão convictos da necessidade de uma vitória. A gente buscou muito isso. Acreditávamos que iria sair. A gente tem que ligar o sinal de alerta, é um campeonato curto. Temos que fazer o dever de casa diante da torcida. O adversário tem que sentir o nosso poder.”

Análise do novo empate

O Vitória tem feito mudanças para o elenco de 2026. Com foco no Brasileirão, a equipe no Baiano tem tido dificuldades. No empate com o Porto Sport Club, o Leão acabou sofrendo com a expulsão de Pablo, ainda no primeiro tempo. Com um a menos, o time cedeu o empate e o técnico fez sua análise:

“Até antes da expulsão estava um jogo equilibrado. A gente tinha mais posse de bola, estava controlando o jogo, mas com dificuldade de chegar ao gol adversário pela proposta deles de baixar as linhas e tentar jogar em transição. A partir do momento que a gente conseguiu o gol, perdemos um atleta, o que foi determinante para o jogo. Não posso deixar de enaltecer o setor defensivo.”

“A dificuldade que tivemos de jogar com nove na linha. Mudamos para o 5-3-1. A expulsão foi determinante para o empate. Infelizmente o resultado não foi o que nós queríamos. Por uma vibração do atleta com a sua torcida, toma mais um cartão com sua família… O jogador não se tomou conta, foi expulso e nos prejudicou.”

Jair Ventura tecnico do Vitoria durante partida contra o Cruzeiro no estadio Mineirao pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Gilson Lobo/AGIF

Vitória no Campeonato Baiano

Após três empates, o Vitória está com apenas três pontos e na 5ª posição. Nesse momento, tem seis pontos a menos que o líder, o rival Bahia, e está empatado com o Galícia, 4º colocado. Para avançar para a próxima fase, é necessário ficar no G4.