Clarence Seedorf vestiu a camisa do Botafogo entre 2012 e 2013, em um período bem diferente do atual no futebol brasileiro. O ex-meia participou do lançamento da Copa do Mundo de Lendas no Rio de Janeiro e, no evento, relembrou sua passagem pelo Fogão.

O craque que se aposentou no Glorioso afirmou que não acompanha os jogos do Brasileirão com frequência, visto que mora na Europa. No entanto, Seedorf viu o Botafogo no Super Mundial de Clubes, disputado nos EUA no meio do ano passado. Na ocasião, o Alvinegro foi até às oitavas de final e parou no Palmeiras.

“O último jogo que vi do Botafogo foi da América (EUA). Não consigo ver os jogos. O Mundial de Clubes mostrou que o Brasileirão tem que ser respeitado, e o Botafogo faz parte disso”, disse Seedorf, como relatou o Globo Esporte.

Seedorf vê Botafogo no caminho certo

Apesar da crise vivida com John Textor atualmente, Seedorf elogiou a mudança estrutural que o Botafogo teve nos últimos anos, quando o clube venceu o Brasileirão e a Libertadores na temporada 2024.

“O mais importante para o Botafogo é a estrutura. Tem um dono para continuar a ser competitivo. Um ano a gente vai ver o Botafogo ganhar, outros anos não. Isso vale para todos os grandes clubes do Brasil. É um campeonato super competitivo, o mais competitivo do mundo, onde os dez primeiros times podem ganhar o Brasileirão, mas também podem cair. É um fato que tem que ser valorizado”, destacou o holandês.

Holandês relembra passagem no Fogão

Seedorf. Botafogo x Criciuma pelo Campeonato Brasileiro no Maracana. 08 de dezembro de 2013, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Foto: Pedro Martins/AGIF

Por fim, Seedorf relembrou sua passagem pelo Botafogo e citou o carinho que sente pelo Nilton Santos, casa do Glorioso. Pelo Alvinegro, o holandês disputou 81 jogos, marcou 24 gols e distribuiu 13 assistências. Em 2013, conquistou a Taça Guanabara, a Taça Rio e o Campeonato Carioca pelo BFR.

“No Rio de Janeiro tem dois estádios que são os principais: Maracanã e Nilton Santos. A história desses dois estádios é bonita para contar. Eu conheço, eu joguei, mas muitos (estrangeiros) não conhecem. Então, para nós, poder apresentar esses dois estádios históricos é uma coisa que me deixa feliz. O Nilton Santos foi especial para mim e vai ser muito especial para essa Copa das Lendas também”, completou Seedorf.

Opinião do Antenados no Futebol

A opinião de Seedorf expõe o contexto atual vivido pelo Botafogo e outros grandes clubes do futebol brasileiro, que encaram um cenário altamente competitivo no Brasileirão. Isso se refletiu na campanha dos brasileiros no Mundial de Clubes, que contou com a histórica vitória do Glorioso sobre o Paris Saint-Germain-FRA, campeão europeu.