A proposta do Flamengo e a virada inesperada

Durante entrevista ao Botafogo Podcast, da Botafogo TV, o ex-zagueiro Sandro abriu o jogo sobre um dos momentos mais marcantes de sua carreira: a recusa a um acerto com o Flamengo no fim dos anos 1990. Ele revelou que o Rubro-Negro chegou a anunciar sua contratação, mas que a história tomou outro rumo após sua decisão de vestir a camisa do rival.

“A torcida do Botafogo nunca me vaiou, nunca me xingou, também no Santos, joguei quatro anos, ninguém nunca me xingou, também no Sport, muito menos porque eu era da base, então o pessoal tem um carinho muito grande. Veja só, sabe onde eu fui escolhido? Tem até dois recortes que eu tenho até no meu celular, não tirei o print, que na época o Flamengo precisava pegar um zagueiro do Santos, porque Narciso e Marcos Assunção vêm para o Flamengo, e Lúcio e Athirson foram para o Santos na época.”

Flamengo anunciou, mas Sandro escolheu o Botafogo

Sandro contou que o Flamengo, por meio de Gilmar Rinaldi, entrou em contato direto para selar o acordo, mas ele já havia decidido seguir outro caminho. “Só que Narciso, como estava sem receber no Flamengo, ele falou ‘eu era feliz no Santos e não sabia’, e o diretor escutou isso dentro do vestiário depois de um jogo. Devolveram o Narciso para o Santos. E aí Gilmar Rinaldi e o Flamengo precisavam escolher um zagueiro do Santos para vir jogar no Flamengo, em 99, e eles me escolheram. E no dia saiu assim no ‘Lance!’, ‘Sandro é do Mengão’, no outro dia saiu assim, ‘Sandro é do Fogão’. Porque eu conversei com o Gilmar, ele me ligando, eu digo, ‘eu não quero ir para aí, eu estou acertando com o Botafogo e eu vou para o Botafogo’. Então ali já teve a escolha de torcer e de gostar já da mística do Botafogo, da história do Botafogo.”

A decisão, segundo o ex-zagueiro, representou um marco pessoal e profissional. “Então eu acredito que ali foi que eu fui escolhido para ser botafoguense, porque foi uma dividida com o Flamengo, e o Flamengo sempre achou que não perdia para ninguém quando ia contratar algum jogador, e ali eles perderam para o Botafogo. E eu vim para o Botafogo, passei quase seis anos, e todos os anos o Flamengo e o Vasco queriam me contratar, queriam me tirar do Botafogo, e eu disse, ‘eu não vou, eu vou ficar no Botafogo’.”

Amor pelo Botafogo e a recusa definitiva ao Flamengo

 Master Botafogo na terceira edição da Copa Internacional de Futebol Legends, que disputada no Estádio Bezerrão. Foto: Divulgação/Botafogo

Mesmo após o acerto com o Botafogo, Sandro revelou que as investidas do Flamengo continuaram ao longo dos anos, mas ele jamais reconsiderou. “Tem um recorte ali no jornal, no dia 10, acho que 10 de março, o Flamengo me anunciou, e no dia 11 de março o Botafogo que me anunciou. Eu cheguei numa sexta-feira, treinei num sábado e estreei num domingo no Maracanã contra o Friburguense, e o Flamengo ficou chateado e depois eles ficaram para pegar um outro jogador no Santos, porque eu não vim não, eu preferi vir para o Botafogo. E não me arrependo, eu sou feliz da vida, eu amo esse clube”, acrescentou.

A escolha de Sandro consolidou sua história no futebol carioca e reforçou sua identificação com o Botafogo. Para ele, rejeitar o Flamengo foi mais do que uma decisão de carreira, foi o início de uma ligação emocional com o clube que defende até hoje com orgulho.