Time alternativo não segura o Corinthians

Poucos dias depois de garantir vaga na semifinal da Copa do Brasil, o Fluminense voltou a campo pelo Campeonato Brasileiro e acabou derrotado pelo Corinthians por 1 a 0, no Maracanã, neste sábado, pela 23ª rodada da competição. Com a cabeça voltada para o duelo contra o Lanús, pela Copa Sul-Americana, Renato Gaúcho poupou quase todo o elenco principal.

A decisão de preservar atletas custou caro em termos de resultado, mas o treinador se mostrou convicto de que tomou a atitude correta para manter o elenco saudável diante da maratona de jogos que o clube vem enfrentando.

Renato explica as mudanças

Na coletiva após o apito final, Renato ressaltou que a estratégia foi necessária para preservar a equipe em meio ao calendário apertado.

“Você falou que o Corinthians está desfalcado? Eu mudei dez jogadores. Faz parte. Corinthians jogou quarta-feira também. Quem poderia jogar, jogou, porque o Corinthians não tem jogo no meio de semana. Amanhã de manhã a gente treina, segunda-feira treina e viaja para Buenos Aires, para jogar já na terça-feira. Não adianta ficar repetindo aqui toda vez. Não adianta, a gente tem que segurar alguns jogadores, na maioria das vezes todos, porque a cada três dias temos jogo. Não vou perder ninguém. (Vão dizer) ‘Renato tá dando a mesma desculpa’, é uma realidade, é um fato. Fluminense é o único clube disputando três competições”, justificou.

Mesmo com tantas alterações, o comandante garantiu que a equipe carioca foi superior ao adversário, ainda que o placar tenha contado outra história.

Avaliação do desempenho

“Não vai ganhar todos os jogos. Mudamos dez jogadores e o Fluminense jogou melhor que o Corinthians. O Corinthians teve mais sorte que o Fluminense. Tomamos um gol numa indecisão nossa ali atrás, um gol esquisito, diferente, mas foi gol. Criamos mais oportunidades que o Corinthians, mas eles foram mais felizes. Costumo falar que o futebol é bola na rede. Eles tiveram chute a gol, o gol que fizeram sem querer, e ganharam da gente. Não é porque perdemos que não vou elogiar o meu time. Faltou um pouco mais? Sim, até pelo entrosamento entre eles. Mas não faltou entrega do time. Faz parte. A gente enfrentou, jogou, infelizmente perdeu o jogo.”

O treinador destacou ainda o empenho dos jogadores, mesmo com pouco entrosamento entre si. Para ele, o resultado não diminui o esforço da equipe reserva.

A derrota trouxe consequências na tabela. O Fluminense caiu para a décima colocação do Brasileirão, estacionado nos 28 pontos, e agora precisa reagir para não perder terreno na competição nacional.

No próximo compromisso, o Tricolor viaja a Salvador para enfrentar o Vitória, no Barradão, em duelo válido pela 24ª rodada. A expectativa é de que o time principal retorne, já que a prioridade da vez será somar pontos no Brasileirão sem descuidar da Sul-Americana.