Polêmica com a Libra

O Flamengo tem se envolvido em uma grande polêmica com a LIBRA, grupo que busca negociar coletivamente os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. O objetivo da liga é garantir um acordo mais vantajoso para os clubes envolvidos.

No entanto, a relação entre o Flamengo e a LIBRA tem gerado atritos, principalmente após o clube carioca mover uma ação judicial. O Mais Querido obteve uma liminar da Justiça do Rio de Janeiro que bloqueia o pagamento de R$ 77 milhões em direitos de transmissão, que seriam distribuídos pela LIBRA a outros clubes.

Mandou o recado

No entanto, essa atitude gerou um grande mal-estar entre outras equipes, incluindo o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, que fez duras críticas à ação judicial movida pelo Flamengo. Em entrevista ao portal GZH, o dirigente do clube gaúcho aponta que a atitude do clube carioca prejudica principalmente os clubes menores, que dependem desses repasses para se manter financeiramente.

É inaceitável. Ficamos tristes pelo Flamengo fazer isso. Teria espaço para discutir em assembleia dentro da Liga. E também estamos decepcionados, pois isso sufoca os clubes. Irá ser feita uma discussão judicial, que não sabemos quando será o fim”, iniciou.

“Com essa atitude, o Flamengo prejudica muito mais os clubes pequenos que precisam desse repasse do que ajudaria o Flamengo a obter aquilo que está buscando“, afirmou Alberto Guerra.

RS – PORTO ALEGRE – 29/08/2025 – GREMIO, COLETIVA DE APRESENTACAO DE ARTHUR – Alberto Guerra Presidente do Gremio durante em coletiva de imprensa realizada no Arena do Gremio. Foto: Maxi Franzoi/AGIF

Flamengo pede reajuste

Por outro lado, o Flamengo argumenta que o contrato vigente com a LIBRA prejudica consideravelmente o clube, e que a divisão atual dos recursos não reflete o valor gerado pela equipe para o Campeonato Brasileiro. Segundo o clube, o valor que o Rubro-Negro deixa de receber anualmente é superior a R$ 100 milhões.

Em resposta à ação judicial, a LIBRA repudiou a postura do Flamengo e afirmou que a atitude do clube carioca prejudica os outros times, que dependem desses repasses financeiros para a manutenção de suas atividades. A LIBRA também destacou que a discordância não é com a instituição, mas com a conduta da atual gestão do Flamengo.