Grêmio empatou com o Botafogo

O Grêmio buscou o empate com o Botafogo por 1 a 1 em jogo atrasado da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, na última quarta-feira (24). No entanto, a partida seria marcada por um pênalti dado ao Imortal nos minutos finais, convertido pelo goleiro Thiago Volpi.

Paulo César de Oliveira, analista de arbitragem do SporTV, vê a marcação do pênalti como correta para o Grêmio. No lance, Marlon cobrou uma falta na barreira, com o árbitro Lucas Paulo Torezin mandando o jogo seguir. Porém, o VAR entrou em ação e indicou a revisão do lance após constatar um toque na mão de Matheus Martins.

“[…] Ele (Matheus Martins) está com o braço aberto, aplicando o espaço do corpo. A bola pode ter desviado também no Artur (o outro jogador da barreira). Por isso, a contestação dos jogadores do Botafogo. Mas a bola não tem uma mudança significativa de direção e continua indo para a área. A decisão é correta”, avalia o ex-árbitro, no programa “Troca de Passes”.

Empate na Arena do Grêmio

Em casa, o Grêmio passou apuros diante de um desfalcado Botafogo. A equipe carioca abriu o placar com Cuiabano, aos 8 minutos do segundo tempo. Um lançamento de Marlon Freitas encontrou o lateral-esquerdo sozinho nas costas da defesa gremista para vencer Thiago Volpi.

O Imortal encontrou o empate na reta final. Depois de rever o lance no VAR, o árbitro apontou a marca da cal para confirmar a penalidade. Na cobrança, Thiago Volpi deslocou Léo Linck aos 45 minutos do segundo tempo para igualar o placar.

RS – PORTO ALEGRE – 24/09/2025 – BRASILEIRO A 2025, GREMIO X BOTAFOGO – Tiago Volpi jogador do Gremio durante partida contra o Botafogo no estadio Arena do Gremio pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Maxi Franzoi/AGIF

Com o resultado, o Grêmio ultrapassou o Ceará e assumiu a 11ª colocação com 29 pontos. Já o Fogão chegou aos 40 pontos e se manteve na zona de Libertadores na 5ª colocação.

Polêmicas de arbitragem no GreNal

Recentemente, o Grêmio reclamou bastante da arbitragem de Marcelo de Lima Henrique no clássico com o Internacional no último domingo (21). Na oportunidade, o Colorado teve três pênaltis marcados no Beira-Rio, com dois sendo ainda no primeiro tempo em lances envolvendo Noriega.