Polêmica ressurge no Grêmio

Um dos candidatos à presidência do Grêmio, Paulo Caleffi, concedeu uma nova entrevista para rebater o jornalista Rica Perrone. O advogado voltou a afirmar que traria uma “estrela mundial” caso seja eleito, o que gerou o questionamento da sua estratégia eleitoral pelo comunicador.

O caso trouxe à tona uma polêmica envolvendo Luis Suárez, em 2023. Na época, houve a indicação de que o uruguaio planejava encerrar a carreira no Grêmio. Porém, houve uma mudança de cenário com o interesse do Inter Miami, exigindo que o Imortal se “protegesse” contratualmente, com Caleffi sendo protagonista.

“Vamos terminar com mais uma narrativa. Essa boataria foi criada pela Chapa 2. Todos sabem o que aconteceu no episódio Luis Suárez. Em um primeiro momento, foi gerada a sensação no departamento de futebol de que ele buscaria encerrar a carreira. No andar da carruagem, se verificou que existia o Inter Miami. O contrato não foi obra do Caleffi. O contrato que protegeu o Grêmio foi feito por grandes advogados“, contou Caleffi, ao programa “Papo Pachola”.

Clima “horroroso”

Porém, a situação ganhou um novo rumo após o vazamento de um vídeo do presidente Alberto Guerra comentando sobre a gravidade do joelho de Suárez. Isto gerou um clima “horroroso” no vestiário, segundo Caleffi.

“Quando nos demos conta no ambiente do futebol de que não era a aposentadoria, tivemos a informação que a salvaguarda do Grêmio seria a cláusula de aposentadoria. Ele teria que escrever que se aposentaria em um documento. Porque, se voltasse a jogar em 30 meses, teria que pagar uma multa de 70 milhões de euros ao Grêmio“, revela o candidato.

Paulo Caleffi, um dos candidatos à presidência no Grêmio. Foto: Maxi Franzoi/AGIF

Isso gera desconforto entre as partes e o clima era horroroso no vestiário. Mas aí gostam de botar no Caleffi e deram minha cabeça. O problema não foi comigo, o problema foi de alguém falando do joelho do Suárez na inauguração de uma placa. Aquilo implodiu a relação“, disse Caleffi, dando a sua versão.

Saída de Suárez

Em vez de cumprir os dois anos de contrato com o Grêmio, Suárez decidiu reduzir o seu vínculo para apenas uma temporada, com a qual concluiu em 2023, após o vice-campeonato do Brasileirão. Ele deixou o clube gaúcho para se transferir ao Inter Miami, onde segue atuando.