Kauã Elias deixou saudades

O Fluminense começou 2025 com Kauã Elias como a principal referência ofensiva. Não é à toa que o Moleque de Xerém era o dono da camisa 9. Em 2024, o jovem centroavante foi crucial na arrancada do Tricolor das Laranjeiras na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Após ganhar destaque no Flu, Kauã Elias recebeu a camisa 9 no início de 2025, mas a Prata da Casa não trajou o número por muito tempo. Logo na sequência, o Fluminense negociou o jovem jogador de 19 anos com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

Cria do Flu relembra trajetória e manda recado

Em entrevista ao Globo Esporte, Kauã Elias relembrou o início de sua trajetória no Fluminense. Acostumado a marcar nas categorias de base, ele subiu para o profissional em 2023, fazendo parte da campanha do título da Libertadores.

Mas foi em 2024 que Kauã Elias ganhou destaque. Ele ganhou uma chance com Mano Menezes e não decepcionou — autor de seis gols decisivos, o atacante conquistou espaço como titular no ataque e o carinho da torcida tricolor.

Kaua Elias jogador do Fluminense comemora seu gol durante partida contra o Gremio no estadio Maracana pelo campeonato Brasileiro A 2024. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

“Tive que amadurecer muito rápido. Não estava jogando muito e, do nada, tive a oportunidade de entrar e fazer meu primeiro gol. Daí consegui fazer quatro, cinco gols seguidos. O Fluminense é o clube que me lançou pro mundo. Queria ter ajudado mais o clube”, conta Kauã Elias ao GE.

“Foi a realização de um sonho. Brinquei com o Paulo Angioni que queria a 9, e aí fiquei sabendo que ia ficar. Venho da base. Chegar no profissional e pegar a camisa 9 é a realização de um sonho enorme. Fico triste de ter saído rápido como eu saí, mas fico feliz de ter vindo para um clube como o Shakhtar. Claro que quero ir para um clube maior ainda, uma liga melhor, mas sei que são etapas. Consegui fazer um golzinho com ela ainda. Espero poder voltar e pegar a 9 de novo”, conta o jogador revelado no Fluminense.

Os números de Kauã Elias

Com a camisa 9 do Fluminense, Kauã Elias fez apenas um gol — no empate em 1 a 1 com o Maricá pelo Campeonato Carioca deste ano. Ao todo, o Moleque de Xerém anotou oito gols em 47 jogos pelo profissional do Tricolor. Na Ucrânia, marcou duas vezes em 12 partidas pelo Shakhtar.