O Grêmio criticou a arbitragem da partida contra o Juventude neste fim de semana. Uma das reclamações foi sobre as expulsões de Arthur, no segundo tempo, e Pavón, após o fim do duelo. Jogadores do time, como Willian, também reclamaram do juiz Eduardo Fernando Bastos.

Ambas as situações foram relatadas na súmula do confronto pelo Campeonato Gaúcho. Segundo o árbitro, Arthur teria atingido o peito de adversário com o antebraço, configurando conduta violenta. Enquanto Pavón usou linguagem ofensiva, grosseira ou abusiva após o término da partida.

Ainda houve a expulsão de Pinheiro, jogador do Juventude. Assim como Arthur, o atleta estava na confusão ainda em campo e teria usado força excessiva fora da disputa de bola. Os três serão desfalque para suas equipes no jogo único das quartas de final.

Súmula de Grêmio x Juventude

Grêmio e Juventude terminou em empate de 1 a 1, mas com algumas confusões durante o confronto. Em certo momento, no segundo tempo, houve uma briga entre os jogadores. Arthur, que estava no meio, recebeu cartão vermelho. Na súmula, o árbitro explicou com detalhes o motivo:

“Golpear ou tentar golpear um adversário com uso de força excessiva fora da disputa da bola. Por atingir o peito de seu adversário, com seu antebraço com uma conduta violenta com uso de força excessiva, após receber uma falta e com o jogo já paralisado. O atleta atingido não precisou de atendimento e permaneceu na partida e o atleta expulso causou uma confusão generalizada. Após a expulsão, o mesmo saiu normalmente do campo de jogo.”

Sobre Pavón, o relato foi: “Empregar linguagem e/ou gesticular de maneira ofensiva, grosseira ou abusiva. Após o término da partida, o mesmo veio até onde estava a equipe de arbitragem e com o dedo em riste em minha direção, disse as seguintes palavras: ‘É muito difícil ganhar com essa arbitragem tendenciosa e sem vergonha’. E após a expulsão, o jogador saiu normalmente do campo.”

Cristian Pavon jogador do Gremio durante partida contra o Palmeiras no estadio Arena do Gremio pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Maxi Franzoi/AGIF

Opinião do Antenados no Futebol

A torcida do Grêmio questionou a expulsão de seus jogadores. No entanto, a confusão em campo aconteceu e o árbitro pegou a ação de Arthur contra o oponente, considerando um ato de agressão. Enquanto Pavón foi expulso por ofensas, algo que já acontece com frequência no futebol brasileiro. Os atletas já sabem que esse tipo de atitude não é permitido.