Grêmio busca esquecer goleada no Brasileiro

O Grêmio quer dar uma resposta o quanto antes para apagar a imagem deixada na goleada sofrida para o Bahia por 4 a 0. A virada de página tem data: no próximo domingo (26) contra o Juventude na Arena do Grêmio, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Internamente, a última meta do presidente Alberto Guerra continua nos planos do Grêmio: a classificação para a Copa Libertadores. O objetivo é “entregar” o time na competição continental para a próxima gestão.

O bom momento após a vitória sobre o São Paulo criou um clima positivo de que a equipe tinha “engrenado” rumo à Libertadores. Porém, a dura derrota para o Bahia jogou um balde gelado nas pretensões do Imortal.

Caminhos para a Libertadores

Neste momento, o Grêmio ocupa a 12ª colocação com 36 pontos, a 10 de distância para o Bahia (46), o último integrante que completa o G6. Restam nove rodadas a serem disputadas no Brasileirão.

Por isso, o Grêmio faz contas. Com Palmeiras e Flamengo nas semifinais da Copa Libertadores, além do Cruzeiro na Copa do Brasil, existe a chance de se estender o G6 do Brasileiro. O motivo: são justamente os três primeiros colocados do Brasileiro, que podem garantir vaga na competição continental através das copas.

No entanto, o cenário é bastante desafiador ao Imortal. A probabilidade do Grêmio ir à Libertadores é de apenas 1,8%, de acordo com o levantamento do Departamento de Matemática da UFMG.

SP – BRAGANCA PAULISTA – 04/10/2025 – BRASILEIRO A 2025, BRAGANTINO X GREMIO – MANO MENEZES tecnico do Bragantino durante partida contra o Gremio no estadio Cicero De Souza Marques pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Joisel Amaral/AGIF

Retomada da confiança

Tanto os dirigentes como a comissão técnica querem a retomada do clima positivo na Arena para, assim, não perder o bom ambiente anterior. O apoio dos torcedores em casa é entendido como crucial para a manutenção da confiança dos jogadores. No vestiário, o mantra é “esquecer” a derrota para o Bahia.

Recentemente, houve uma boa sequência que trouxe um entusiasmo nos bastidores: vitória no GreNal, triunfos diante de Vitória e São Paulo em casa, empate com Botafogo e Santos, apesar do revés para o Bragantino, marcado por erros de arbitragem.