Gustavo Vieira tem futuro incerto

O Vitória teve uma temporada complicada em 2025 e lutou contra o rebaixamento até o fim do Brasileirão. No meio do ano, Gustavo Vieira foi contratado como diretor de futebol, com contrato até o fim desse ano.

O presidente rubro-negro, Fábio Mota afirmou, em entrevista ao ge, que o trabalho irá passar por uma avaliação: “Não está definido se ele será o nosso diretor até a próxima temporada. Avaliação da direção de futebol no ano todo não é boa. E por uma série de itens.”

“Uma das quais é porque o Vitória é uma das equipes que mais jogou no Brasil. São cinco competições, e não estávamos preparados. Estamos avaliando. Salvamos a temporada ficando na Série A pelo terceiro ano seguido. Mas não está tudo bem. Não estou satisfeito.”

Fábio Mota já trocou de diretor cinco vezes

Fábio Mota foi reeleito como presidente do Vitória, cargo que ocupa desde outubro de 2021. Nesse período, já contou com seis diretores de futebol diferente, sendo cinco contratados pelo mandatário. Os dirigentes que passaram pelo cargo foram:

  • Alex Brasil – entre março de 2021 e março de 2022
  • Rodrigo Pastana – entre abril de 2022 e julho de 2022
  • Edgard Montemor – entre julho de 2022 e março de 2023
  • Ítalo Rodrigues – entre março de 2023 e julho de 2024
  • Manoel Tanajura – entre julho de 2024 e maio de 2025
  • Gustavo Vieira – desde maio de 2025
Gustavo Vieira, executivo de futebol do Vitória — Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Contratações para 2026

O Vitória ainda não anunciou reforços para 2026, mas há sondagens pelo mercado. No entanto, em entrevista para o ge, Fábio Mota revelou o perfil dos jogadores que serão trazidos pelo Leão: “Nos anos anteriores, a gente tinha um perfil de contratação com atletas com mais fome de bola, os guerreirinhos.”

“Esse ano a gente saiu desse perfil e deu errado. Quando a gente trouxe o Jair [Ventura], ele veio nessa pegada de jogar reativo, por uma bola. Agora precisamos de peças pontuais que deem sequência a esse tipo de jogo. O grande erro foi ter saído do perfil, mas conseguimos voltar em tempo com a chegada do Jair e manter essa pegada.”