Depois de quase um ano, o zagueiro Bastos atuou 90 minutos na derrota do Botafogo para o Fluminense por 1 a 0 pela 5ª rodada do Campeonato Carioca, no último domingo (2).

Segundo o site ge, o defensor angolano ainda passará por um controle de carga neste recomeço de volta aos gramados. Ele segue fazendo um tratamento pós-treino, além de ser poupado em algumas atividades do Glorioso.

Internamente, Bastos continua se esforçando para estar liberado de qualquer restrição para, assim, ser opção a Martín Anselmi. Ainda é incerto que o angolano comece a partida contra o Grêmio nesta quarta-feira (4).

O que pensa Martín Anselmi?

Na entrevista após o clássico, Anselmi celebrou o retorno de Bastos. O treinador admitiu que tinha dúvidas se o zagueiro aguentaria os 90 minutos, após ser ausência desde o dia 6 de fevereiro de 2025.

Ninguém duvida da condição do Bastos. Sei o que ele é para o Botafogo, mas é normal que seu primeiro jogo depois de muito tempo ele vá encontrando esse timing que só vai conseguir jogando. Fico feliz que conseguiu jogar os 90 minutos, não tínhamos certeza se ele conseguiria. Eu poderia ter feito uma última mudança, mas estava apertado e tive que deixar até o final”, disse o comandante.

RJ – RIO DE JANEIRO – 01/02/2026 – CARIOCA 2026, BOTAFOGO X FLUMINENSE – Bastos jogador do Botafogo durante partida contra o Fluminense no estadio Engenhao pelo campeonato Carioca 2026. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Lesão de Marçal e busca por zagueiros

Além de Bastos, Barboza é o único zagueiro de ofício disponível no Fogão. Kaio Pantaleão segue lesionado, já o reforço Ythallo ainda não pôde ser inscrito devido o bloqueio do transfer ban. Por isso, o Botafogo segue no mercado à procura de dois zagueiros – um destro e um canhoto.

Por isso, os laterais Marçal e Mateo Ponte estão sendo improvisados na zaga. O veterano, inclusive, sofreu um estiramento no joelho direito e preocupa o Botafogo para a sequência de fevereiro.