Com um time praticamente reserva, o Botafogo foi superado pelo Fluminense pelo placar de 1 a 0 no Nilton Santos no último domingo (1º), em Clássico Vovô que valeu pela 5ª rodada da Taça Guanabara. No pós-jogo, o assunto foi o defensor Marçal.
Isso porque o veterano de 36 anos deixou o estádio utilizando muletas e com a perna enfaixada. Mesmo após ter atuado 90 minutos no clássico como capitão, foi revelado que Marçal sofreu um estiramento no joelho direito e vai passar por exames para avaliar a gravidade da contusão. A informação é do Globo Esporte.
O clássico contra o Fluminense foi o segundo jogo de Marçal como titular na temporada 2026. Com o técnico Martín Anselmi, o lateral-esquerdo de origem tem atuado como zagueiro improvisado em uma linha defensiva formada por três jogadores.
Contra o Bangu, também pelo Campeonato Carioca, Marçal havia jogado os 90 minutos. Anselmi acredita que o veterano possa ser uma peça importante para a rotatividade do elenco alvinegro e uma eventual contusão mais grave pode atrapalhar os planos do treinador argentino.

Marcal jogador do Botafogo durante partida contra o Fluminense no estadio Engenhao pelo campeonato Carioca 2026. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Retorno de Bastos é a boa notícia
Por outro lado, o Botafogo comemorou o retorno do zagueiro Bastos aos gramados após um ano afastado por uma grave lesão no joelho. O defensor angolano de 34 anos foi titular e, apesar da derrota, fez um jogo sólido diante do Fluminense.
No momento, o Glorioso conta com Alexander Barboza, Bastos e Kaio Pantaleão como zagueiros de origem no elenco. Anselmi tem testado Mateo Ponte e Marçal em um esquema de três zagueiros.
Opinião do Antenados no Futebol
Acreditamos que a situação de Marçal liga um alerta no Botafogo em um momento de testes e construção de elenco sob o comando de Anselmi. Mesmo não sendo titular absoluto, o veterano vem cumprindo um papel importante na rotação e na adaptação ao novo esquema, e uma lesão mais séria pode limitar alternativas defensivas no início da temporada. Em contrapartida, o retorno seguro de Bastos pode amenizar o impacto imediato, mas não elimina a preocupação a médio prazo.

Veja também
Botafogo tem interesse em Di Cesare, do Racing-ARG; Glorioso deve tentar contratação apesar do transfer ban




