O confronto entre Benfica e Real Madrid pela Champions League ganhou repercussão mundial após Vinícius Jr. acusar o argentino Gianluca Prestianni de ofensa racista durante a partida, o que levou à ativação do protocolo antirracismo e à interrupção do jogo.

O incidente ocorreu após o gol do brasileiro, quando os jogadores se envolveram em discussão e o atacante do Real procurou o árbitro para denunciar a suposta fala racista, afirmando que o adversário o chamou de “macaco”.

Benfica fica do lado de Prestianni

Prestianni negou as acusações e afirmou que suas palavras foram mal interpretadas, enquanto a UEFA abriu investigação para apurar o ocorrido e possíveis sanções.

O Benfica se posicionou publicamente ao lado do atleta, divulgando mensagens de apoio e conteúdos que, segundo o clube, indicariam que os adversários estavam distantes demais para ouvir qualquer insulto.

“Juntos, ao teu lado”, escreveram. “Como demonstram as imagens, dada a distância, os jogadores do Real Madrid não podem ter ouvido o que andam a dizer que ouviram”, publicaram.

A postura do clube português dividiu opiniões através das redes sociais, que comentaram muito sobre o debate de posicionamentos contra o racismo e repercutindo negativamente em boa parte da web.

Vini Jr. em Benfica x Real Madrid. (Photo by Angel Martinez/Getty Images)

Opinião do Antenados no Futebol

Vini Jr. passa constantemente por discriminação na Europa e até o momento, a UEFA não puniu os infratores de forma severa, o que dá margens para novos episódios acontecerem, como foi o da última terça-feira (17) se confirmado.