Bahia terá “decisão” contra o Fluminense
O Bahia terá um duelo decisivo contra o Fluminense neste domingo (7) na última rodada do Campeonato Brasileiro. Porém, surgiu um aspecto curioso: o Esquadrão de Aço pode não precisar vencer os cariocas para se classificar diretamente à fase de grupos da Copa Libertadores.
Depois do tiunfo sobre o Sport, o Bahia ocupa a 6ª posição com 60 pontos, um atrás do Fluminense (61), o 5º colocado. Já o Botafogo caiu para a 7ª posição com 59 pontos, mas jogará nesta rodada contra o Cruzeiro nesta quinta (4).
+ Aproveita a leitura e clica no banner do H2bet para se divertir com o seu time
Até então, o Brasileiro está disponibilizando vagas para os cinco primeiros colocados à fase de grupos da competição continental. No entanto, o G5 pode virar G6, em caso de título de Cruzeiro ou Fluminense na Copa do Brasil – ambos estão entre os cinco primeiros. Neste cenário, o 6º colocado vai à fase de grupos.
Cenários para o Bahia ir à fase de grupos da Libertadores
Em caso de triunfo sobre o Fluminense, o Bahia assegura, ao menos, a 6ª colocação, pois ainda depende dos resultados do Botafogo. Se terminar em 5º lugar no Brasileiro, garante-se automaticamente na fase de grupos.
Porém, o Esquadrão pode precisar de um empate, ou até mesmo, perder para ir à fase de grupos. Caso isto aconteça, a equipe de Rogério Ceni vai depender de uma combinação de resultados para entrar em um hipótetico G6. Saiba as contas:
Se o Bahia empatar ou perder do Fluminense – ficar no G6:
- Botafogo precisa fazer um ponto nas últimas duas rodadas;
- Cruzeiro ou Fluminense ser campeão da Copa do Brasil.
Se o Bahia vencer o Fluminense – ficar no G5:
- Botafogo precisa fazer, no máximo, quatro pontos nas últimas duas rodadas – Bahia levaria vantagem no número de vitórias, em caso de empate na pontuação entre os clubes.
Opinião da redação do Antenados
O ideal seria o Bahia fazer a sua parte no Maracanã. Inclusive, é uma forma de apagar a imagem deixada na eliminação da Copa do Brasil. Depois, é secar o Botafogo. Cruzeiro e Fortaleza podem muito bem tirar pontos do clube carioca, o que abriria espaço para o Tricolor terminar no G5, um novo recorde do clube na era dos pontos corridos.
