Bahia, recordista de jogos no ano

Após o adeus da Copa do Brasil, o Bahia vai enfrentar o Cruzeiro pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro nesta segunda-feira (15), às 20h (de Brasília). O Tricolor de Aço terá apenas a competição nacional até o fim de 2025 e chegará a incrível marca de 80 jogos numa mesma temporada.

No momento, o Bahia obtém o recorde de ser o time da Série A com mais jogos disputados em 2025, com 62 partidas. Nenhum outro clube completou 60 jogos no mesmo período na primeira divisão do futebol brasileiro.

Além disso, a equipe de Rogério Ceni já sabe que fará mais 18 partidas pelo Brasileiro, na qual completará a marca de 80 jogos no ano. Isto não acontecia desde o ano de 2021, quando o Bahia fez 84 jogos, apesar de 11 deles serem referentes ao Brasileiro do ano anterior – paralisado devido à pandemia.

Comparações com outros times

O Bahia está à frente no número de jogos do quarteto brasileiro que participou do Mundial de Clubes: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras. O Fogão somou 53 jogos em seis competições diferentes, enquanto Rubro-Negro e Verdão somam 54 partidas casa. Já o Flu se aproxima com 58 jogos no ano.

Em comparação ao Vitória, o Tricolor de Aço realizou dez jogos a mais do que o principal rival local: 62 a 52 partidas. Lembrando que o Bahia participou de seis competições em 2025: Campeonato Baiano, Campeonato Brasileiro, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Copa Sul-Americana.

BA – SALVADOR – 24/08/2025 – BRASILEIRO A 2025, BAHIA X SANTOS – Lucho Rodriguez jogador do Bahia comemora seu gol com jogadores do seu time durante partida contra o Santos no estadio Fonte Nova pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Jhony Pinho/AGIF

Bahia com calendário complicado

Depois do Cruzeiro na Arena Fonte Nova, o Bahia terá um calendário complicado com duelos contra Ceará, Vasco, Botafogo, Palmeiras, Flamengo, antes do clássico com o Vitória, dentro do período de um mês – entre setembro e outubro.

Em 5º lugar com 36 pontos, o Bahia tem dois jogos a menos do que o Cruzeiro, que ocupa a 3ª colocação com 44 pontos. Rogério Ceni tenta classificar o Tricolor de Aço pela segunda vez consecutiva à Copa Libertadores via Brasileiro.