O contexto do atual desempenho

Desde a entrada de Jorge Sampaoli como técnico, o Atlético-MG parece ter depositado a confiança no argentino para que o cenário de derrotas e empates vindos da era Cuca seja revertido.

Alguns fatores tem sido prejudiciais ao Galo: a sequência de jogos em diversas competições, a pressão por resultados sob novo comando, os desfalques e a adaptação ao estilo de jogo parecem ser os culpados principais.

Por outro lado, Scarpa responsabilizou o time após a derrota contra o Botafogo no último sábado (20), já que de acordo com o jogador, a sequência depende da equipe.

Retrospecto em comparação com 2024

Em 2025, nos últimos 10 jogos do Brasileirão, disputados após a pausa da Copa do Mundo de Clubes, o time venceu apenas uma partida, perdeu sete e empatou duas. Com esse desempenho, o Galo despenca na tabela.

MG – BELO HORIZONTE – 11/09/2025 – COPA DO BRASIL 2025, CRUZEIRO X ATLETICO-MG – Cuello jogador do Atletico-MG lamenta durante partida contra o Cruzeiro no estadio Mineirao pelo campeonato Copa Do Brasil 2025. Foto: Gilson Lobo/AGIF

A sequência atual supera em gravidade aquela do fim de 2024, que também foi alarmante. Na reta final da última edição do Brasileiro, o Atlético também venceu apenas uma das dez últimas partidas, somando muitos empates, mas com um número menor de derrotas do que agora.

Nesse ano, o único triunfo do período foi sobre o Red Bull Bragantino, por 2 a 1, na Arena MRV, vitória suada, com ajuda de um desvio, mas que serviu para interromper parcialmente o jejum. Fora disso, os empates com Vasco e Santos foram sinais de que o time ainda busca equilíbrio.

Desde o fim do ano passado, muitos resultados não corresponderam ao investimento feito no elenco, à expectativa de títulos ou brigar entre os primeiros, mas Sampaoli ainda tem a chance de garantir a Sul-Americana.